Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Atividades em Andamento

Atividades em Andamento

Bibliotecas em Rede:

As bibliotecas públicas estão se reposicionando no seu território a partir do uso e apropriação das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Portanto, articular rede entre pessoas que atuam nesses espaços é um disparador de processos de troca de conhecimentos e produção conjunta de mundo, já que esse processo reconhece que todos os atores têm um papel singular e fundamental e contribuem para a construção de um plano que torna possível a democratização da informação e produção de conhecimento.

O projeto Bibliotecas em Rede, parceria entre o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP)  do Ministério da Cultura e o Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar, se propõe a promover debates que estimulem a circulação de informações e de experiências entre profissionais de bibliotecas de um determinado contexto. Espera-se, com isto, ampliar a consistência e o embasamento das ações realizadas e sua articulação com a comunidade do entorno.

É um projeto piloto e seu ponto de partida será o mapeamento do trabalho de bibliotecas que se destacam por sua integração com a comunidade. Em seguida, identificará um contexto propício à intervenção, no qual haja bibliotecas de diferentes perfis e também a presença de uma universidade que possa trabalhar em parceria com a UFSCar na realização do projeto. Serão, então, realizados encontros presenciais entre os profissionais para debate de suas práticas, formação e definição de novas ações para serem realizadas em seus contextos. No período entre os encontros presenciais, serão utilizadas TICs para manutenção da conversa, restabelecendo e reafirmando acordos, compartilhando práticas, notícias, interesses e curiosidades.

Ao final do projeto será produzido um documento com a síntese de todo trabalho, tanto das ações realizadas e conteúdos produzidos, como também da metodologia de articulação de rede empregada, com o objetivo de multiplicar a experiência e estendê-la para todo o país.