Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 1ºSimpósio de Arte Negra

1ºSimpósio de Arte Negra

Como parte do processo de formação cultural e artística de estudantes do curso de Pedagogia e de outras Licenciaturas e como parte das atividades do GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, acontece no dia 3 de Novembro de 2016 o “1º Simpósio de Arte Negra” sob responsabilidade das professoras Profª. Drª. Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi e Profª. Drª Maria Walburga dos Santos.

O evento acontece conjuntamente às atividades realizadas ao longo do mês de novembro relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado no Brasil em 20 de novembro e é ligado ao IV Encontro Mês da Consciência Negra (Coordenado pela Profª. Drª Rosana Batista Monteiro) e ao 1º Seminário de Educação Quilombola (Coordenado pela Profª. Drª Maria Walburga dos Santos).

O “1º Simpósio de Arte Negra” é composto por duas palestras e uma exposição.

PALESTRAS:

As palestras ocorrem no dia 3 de Novembro de 2016, das 19h30 às 22h30.
Local: UFSCar campus Sorocaba, Prédio ATLab (prédio Roxo), Auditório, térreo. 200 vagas.

Tema 1: “Imagens e vozes silenciadas: a presença negra na arte brasileira”

• Palestrante: Prof. Dr. Francione Oliveira Carvalho (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo:

Ao longo da história da arte e da cultura brasileira percebemos  um silenciamento da presença afrodescendente na produção artística brasileira. Entretanto, nos últimos anos vemos surgir importantes pesquisas que questionam as narrativas tradicionais da história da arte como também o fortalecimento de artistas e coletivos que problematizam memórias e experiências da ancestralidade negra. Pretende-se nesse encontro destacar e problematizar a presença afrodescendente nas artes visuais e no teatro produzidos no Brasil percebendo como ela dialoga com importantes questões promovidas pela arte contemporânea.

Tema 2: “O Preconceito em obras literárias infanto-juvenis: feminismo, negritude e sexualidade”

• Palestrante: Prof. Ms. Antonio Silvio Sampaio Dória

Resumo:

O preconceito é um fenômeno sempre presente na sociedade. No entanto, nos últimos tempos a sociedade não tem aceitado os comportamentos preconceituosos e várias polêmicas envolvendo o preconceito — racismo, sexismo, homofobia — surgem a todo momento. Antonio Sampaio Dória estudou obras literárias voltadas a crianças e jovens que abordam esse tema, afinal escritores contemporâneos como Ziraldo, Ana Maria Machado e outros também participam dessa discussão e usam suas obras para refletir sobre o preconceito, ora denunciando, ora apontando caminhos. A análise dessas obras, por sua vez, aponta um caminho para educadores, que podem utilizar a arte – nesse caso, a literatura – para informar, debater, propor uma discussão a fim de que o preconceito não seja mais algo ‘normal’. Sua pesquisa está materializada no livro O Preconceito em Foco – Análises de obras literárias infanto-juvenis, da editora Paulinas.

EXPOSIÇÃO:

“Cores da vida Dogon”

• Fotógrafo: Gianni Puzzo
  • Local: Biblioteca campus Sorocaba (B-So)
  • Período: de 3 a 30/Novembro/2016, de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h.

Resumo:

O fotógrafo, documentarista, cinegrafista e editor de filmes Gianni Puzzo viveu durante 18 meses (entre 1994 e 1996) no planalto Dogon, República do Mali. Andou por entre as montanhas rochosas, colhendo formas e imagens, fotografando e filmando. Dedicou-se ao registro imagético da pesquisa que estava sendo realizada por Denise Dias Barros. As imagens desta exposição são parte daquela experiência. Participar das atividades cotidianas, conhecer os ciclos rituais ─ funerários, agrícolas e de tratamento ─ fazer amigos e aprender os códigos de conduta, formaram a base das relações que persistem nesse olhar fotográfico. As fotos aqui apresentadas são um fragmento dos caminhos que Puzzo percorreu em terras africanas.