Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A educação da/na diversidade em Ciências Exatas é tema de atividade

A educação da/na diversidade em Ciências Exatas é tema de atividade

Atividade problematiza as subjetividades dos/as profissionais e estudantes do campo da Educação em Ciências, abordando as questões da corporeidade como diversidades de gênero e etnia, necessidades especiais, normatividades e paradigmas teóricos e metodológicos da comunidade acadêmica para compreender seu impacto na pesquisa e docência da área.

A docente Carolina Rodrigues de Souza (DCHE) e o professor Marcos Pires Leodoro  oferecem essa atividade, cujas questões abordadas são: há processos sistemáticos de exclusão dos grupos minoritários dessa comunidade? de que modo o ideal da objetividade científica pode se harmonizar com as subjetividades humanas?; que ações podem ser empreendidas, no âmbito da Educação em Ciências, que contribuam para promover o convívio com a diversidade e com as diferenças entre os/as estudantes dos cursos de Ciências Exatas? Serão propostas reflexões e vivências voltadas às expressividades subjetivas e intersubjetivas dos/as participantes, por meio do processo da escrita performativa, a fim de contribuir para o fortalecimento de convívios mais democráticos e de respeito às diferenças e permeabilidade às diversidades nas comunidades científica e acadêmica, de maneira geral.

Alunos(as) dos cursos de bacharelado e licenciatura das áreas de Ciências Exatas (Física, Matemática, Química, Engenharias e Computação). Professores da Educação Básica que atuam nas disciplinas de Física, Química e Matemática.