Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Campus Sorocaba da UFSCar inicia ciclo de debates sobre a democracia dentro das universidades no dia 29 de outubro

O encontro com o tema “As origens e o desenvolvimento da UFSCar: os órgãos colegiados e a construção da sua autonomia”acontece no dia 29 de outubro, com a presença de Valdemar Sguissard, filósofo, educador e professor aposentado da UFSCar, autor do livro "Universidade, Fundação e Autoritarismo: o caso da UFSCar". O evento tem início às 19 horas, no auditório do edifício ATLab do Campus Sorocaba. A entrada é aberta a todo o público interessado, sem necessidade de inscrição.

Encontro acontece dia 29 de outubro

Por Lucas Montenegro - Via Inforede.

Objetivo é estimular a participação democrática no meio acadêmico

O Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) do Campus Sorocaba da UFSCar inicia em agosto o ciclo de debates "Universidade e Democracia", atividade de extensão que será desenvolvida durante o segundo semestre de 2014. O objetivo dos debates é discutir os mecanismos e processos democráticos que existem nas universidades, bem como o fortalecimento da importância e atuação dos órgãos colegiados, estimulando os estudantes e comunidade acadêmica a participarem ativamente das decisões e rumos das instituições de Ensino Superior a que pertencem.

Segundo a professora  Maria Carla Corrochano, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e coordenadora da atividade, o ciclo trata da necessária reflexão sobre o papel da universidade atualmente e servirá para aprofundar o conhecimento sobre a história e a trajetória das universidades no Brasil, especialmente daquelas que construíram mecanismos democráticos de participação e tomada de decisões, à exemplo da UFSCar, contribuindo também para o processo de democratização da sociedade. "O atual contexto de expansão das universidades federais em todo o País torna fundamental a realização de ações que contribuam para a defesa do caráter público da universidade e da necessária ampliação e aprofundamento das práticas democráticas em seu interior. No Campus Sorocaba este debate também ganha relevância no atual contexto, possibilitando que estudantes e servidores apropriem-se da história da universidade e da luta para construção de seus órgãos colegiados em uma perspectiva de democratização do processo de tomada de decisões", ressalta Maria Carla.

O ciclo de debates "Universidade e Democracia" é promovido pelo DCHE com apoio dos departamentos de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) e de Biologia (DBio) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Estão programados ainda mais dois debates, previstos para setembro e novembro.