Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centenário da Greve Geral de 1917 e 80 anos da luta antifacista em Sorocaba

Centenário da Greve Geral de 1917 e 80 anos da luta antifacista em Sorocaba

Dias 23 e 24 de julho de 2017 evento comemora Centenário da Greve Geral de 1917 e 80 anos da luta antifacista em Sorocaba.

Comemorar e refletir sobre o centenário da Greve de 1917 e, também, sobre os 80 anos da luta antifascista em Sorocaba. Eis a proposta de evento marcado para ocorrer nos dias 23 e 24 de junho, com palestras, mesas de debates e exibição de filmes, inclusive em outros dias (20, 21 e 22/06). A entrada é gratuita, não há necessidade de inscrição prévia e todos(as) que participarem das atividades previstas receberão certificados comprobatórios.

A ideia partiu de um grupo de historiadores da cidade. No final de 2016, o historiador Adalberto Coutinho de Araújo Neto convidou colegas para organização de uma palestra evocativa ao centenário da Greve Geral de 1917, quando o historiador Carlos Carvalho Cavalheiro sugeriu que o evento abrangesse também os 80 anos da Luta Antifascista em Sorocaba, pois em 1937 os movimentos progressistas resistiram ao avanço do Integralismo e do Franquismo.

A proposta foi ganhando corpo e agregou os historiadores Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho, Júlio Cesar Bataiote (Zorel) e Breno Augusto de Oliveira Santos, além da artista plástica Flávia Aguilera e alunos(as) de pós-graduação. Também recebeu o apoio de instituições como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, campus Sorocaba) - Pró-Reitoria de Extensão e DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP); Grupo de Pesquisa TESE – Trabalho, Economia, Sociedade e Ensino; Biblioteca Terra Livre de São Paulo; Centro de Cultura Social de São Paulo (CCS-SP); e Ação Antifascista de Sorocaba.

O projeto, apresentado como atividade de Extensão da UFSCar Sorocaba, prevê além das atividades mencionadas, a publicação de livro com capítulos sobre os temas do evento, com vistas ao resgate e devido registro de parte dessa rica história de nossa cidade e região.

Maiores informações:

- Marcos Francisco Martins: marcosfranciscomartins@gmail.com;
                  - Carlos Carvalho Cavalheiro: carlosccavalheiro@gmail.com.