Você está aqui: Página Inicial / Notícias / DCHE apoia Curso de Visualização da Informação

DCHE apoia Curso de Visualização da Informação

DCHE apoia Curso de Visualização da Informação

Prod. Dalton Martins, da UFG, ministra Curso de Visualização da Informação na UFSCar

O Curso de Visualização de Informação, ministrado pelo Professor Dalton Martins, da Universidade Federal de Goiás (UFG), aconteceu do dia 28 a 30 de outubro, e contou com a participação de pesquisadores, estudantes e docentes do DCHE e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). O curso, oferecido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa Tecnologia, Cultura e Sociedade, da UFSCar, em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação, da UFG, teve como objetivo apresentar ferramentas que ampliam a qualidade de processos de organização/tratamento e recuperação de informações a partir do uso de Tecnologias.

Segundo o Prof. Dalton Martins, que é também pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas Participativas da UFG, a apropriação por pesquisadores da Universidade de processos que facilitem etapas de extração, tratamento, organização, processamento e visualização da informação pode colaborar com a análise e proposições de políticas públicas, entre outras pesquisas e áreas de atuação.

“Quando criamos formas de expressar a informação, em alguma medida estamos atuando na dimensão da produção da realidade, disputando sentido, formas de ver o mundo, maneiras de entender e mostrar aos outros o que vemos”, afirma o Professor, apontando que essas possibilidades não são apenas de representação, mas de criação.

Ari Pinheiro, pesquisador da Linha Educação, Comunidade e Movimentos Sociais, do PPGEd, avaliou como excelentes as ferramentas de busca,  os bancos de dados públicos e as formas de tratar a informação com gráficos interativos e georreferenciados: “Simplesmente demais esses três dias de interação, amizade e aprendizagem”.

“O curso Visualização da Informação trouxe uma contribuição muito significativa para as minhas pesquisas relacionadas à História da Educação e à Política Educacional. Todo pesquisador deveria conhecer o Tableau Public, que otimiza o tempo e potencializa os caminhos da produção do conhecimento”, avalia a Profa. Heulália Rafante.

O Curso contou também com a colaboração do Departamento de Computação por meio da cessão de laboratório para um dia de atividades.

Crédito da foto: Profa. Teresa Melo.