Você está aqui: Página Inicial / Notícias / DCHE segue descomemorando o Golpe de 64

DCHE segue descomemorando o Golpe de 64

2014 - DCHE realiza Ciclo de Atividades '50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil

As novas gerações de brasileiras e brasileiros não tiveram contato com essa história nem na escola e nem na mídia. Os vigorosos, porém insuficientes esforços para que a história seja contada não lograram sequer a abertura dos documentos da época, a contagem real das vítimas mortas ou que tiveram suas vidas marcadas pela repressão. As iniciativas de resistência foram igualmente apagadas e, muitas vezes, ridicularizadas. As consequências sociais e econômicas desse período não são compreendidas por grande parte de nosso povo. A história que se contou criou no imaginário de grande parte das brasileiras e brasileiros a ideia de que aqueles eram tempos de paz e desenvolvimento.

É preciso contar e recontar a história a partir de quem a viveu. E registrá-la.

O Ciclo de Atividades '50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil' é uma realização do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba. Conta também com o apoio dos Departamentos de Biologia e de Geografia, Turismo e Humanidades, do mesmo Centro.

Veja evento realizado em: www.50anosdogolpe.blogspot.com.br