Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes entrevistam secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura

Os estudantes Elifaz Candido e Paulo Pistili, participantes do projeto de extensão Bibliotecas em Rede, entrevistaram o Prof. José Castilho Marques Neto durante o I Encontro Bibliotecas em Rede, em Aracaju, realizado entre 15 e 17 de julho.

Prof. José Castilho, participantes do projeto Bibliotecas em Rede e representantes locais do MinC. Foto de César de Lucca.

José Castilho, que é também presidente da Editora Unesp e da Associação Brasileira de Editoras Universitárias, reassumiu o cargo como secretário do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL- que já havia desempenhado junto ao Ministério da Cultura (MinC) entre 2006 e 2011. Novamente à frente das ações de implantação do PNLL e seus desdobramentos estaduais e municipais, o secretário esteve presente no encerramento do evento, para conversar com os participantes sobre a importância das bibliotecas na implantação e efetivação do Plano.

Os estudantes de Licenciatura em Pedagogia - que realizam, entre outras atividades, uma pesquisa sobre a implementação das políticas públicas de leitura nas bibliotecas participantes - tiveram a oportunidade de entrevistar o secretário para a realização da pesquisa.

Em um primeiro momento, o professor José Castilho falou um pouco sobre sua concepção de política pública na área da cultura. Segundo ele, o Estado pode expressar e auxiliar o desenvolvimento da atividade cultural, mas quem faz cultura é o povo e, assim sendo, não existe uma única forma de fazer cultura. Esta concepção vem sendo adotada pelo MinC desde 2003, em uma perspectiva de política inclusiva, participativa, diversa e de reconhecimento de todas as manifestações culturais.

Em relação ao PNLL, o entrevistado afirma que “o plano nada mais é do que um pacto social, no qual você tem o que se pretende, o caminho para chegar lá e onde todos os elos da corrente chegam a um acordo.”

Quanto ao acesso à informação sobre políticas públicas da área da cultura, especialmente no que diz respeito ao PNLL, José Castilho aponta que o processo foi interrompido em 2009 e que  “quando você muda uma política de inclusão você muda a forma de se comunicar”. O entrevistado avalia que existia uma comunicação efetiva por meio do site, do mapa nacional de ações, do boletim semanal, da rede de troca de e-mails proporcionada pelo site, que se constituía dos registros e das ações entre os estados, que começavam a se conversar sobre suas iniciativas.  E completa: “estamos retomando o site agora e também estou pensando algumas formas alternativas de divulgação, a idéia é fazer ações cooperadas em um esforço de divulgar informações relacionadas ao PNLL,”

O projeto de extensão Bibliotecas em Rede, parceria do DCHE com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, tem como principal objetivo realizar um piloto de ativação de rede em quatro níveis: entre as equipes internas dessas bibliotecas; entre as bibliotecas e suas comunidades; entre as seis bibliotecas participantes, e entre estas e os sistemas municipal, estadual e federal de bibliotecas. Coordenado pela Profa. Teresa Melo, é mais uma atividade de extensão do DCHE que, em parceria com um Ministério, atua no sentido de ampliar a efetivação de políticas públicas por meio de ativação de redes entre os diversos atores nelas envolvidos.