Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Grupo de Estudos promove live sobre Literatura Infantil e educação antirracista

Grupo de Estudos promove live sobre Literatura Infantil e educação antirracista

O Grupo de Estudos Educação, Territórios negros e Saúde - ETNS/UFSCar (do qual a docente do DCHE Rosana Batista Monteiro é coordenadora),o Canal Vozes Negras e a Unegro-Sorocaba organizaram uma live sobre o tema Literatura Infantil e educação antirracista.

O evento teve o objetivo de orientar profissionais da educação na melhor compreensão sobre como escolher uma literatura infantil e infanto-juvenil que contribua para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e coloca-se como uma resposta pedagógica à Secretaria de Educação de Sorocaba (SEDU), que recentemente divulgou entre os materiais disponibilizados virtualmente um livro paradidático de cunho racista, dentre outros problemas de conteúdo. Embora a SEDU tenha declarado que a publicação foi um engano, o evento “Literatura Infantil e educação antirracista” marca seu intuito de contribuir para a reeducação das relações étnicas e raciais.

A live teve a presença da Profa. Dra. Lucimar Rosa Dias, docente da Universidade Federal do Paraná, integrante do GT 21 Educação e Relações Étnico-Racial da ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisadores e Pesquisadoras Negros e Negras, coordenadora do ErêYá - Grupo de Estudos,

Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais e autora de livros infantis para compartilhar seus conhecimentos sobre o tema.

O debate contou ainda com a participação de Maria Teresa Ferreira, mãe de estudante da rede municipal de Sorocaba e ativista da UNEGRO e de Lidiane Olívio, professora da rede municipal de Jundiaí, Mestre em Literatura e integrante do ETNS/UFSCar.

A live gravada está disponível no link: http://www.etns.ufscar.br/index.php/videoteca/educacao-etnico-racial/44-literatura-infantil-e-educacao-antirracista