Você está aqui: Página Inicial / Notícias / I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba.

Ocorre nos dias 11 e 12 de setembro o I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba, participem!

Cartaz de divulgação, clique para ampliar

"O delírio do verbo estava no começo, lá onde
a criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos." (Manoel de Barros)

A Educação Infantil e a infância constituem campos de conhecimento e interesse da grande área Educação e, atualmente, percebemos cada vez mais a necessidade de aprofundamento de estudos e práticas que dialoguem com as crianças, seu entorno e prioridades, incluindo a formação de professoras e professores, além de outros profissionais que atuam na área. O brincar é um tema clássico, de relevância em vários campos do conhecimento e recorrente na infância e na Educação Infantil, área essa que, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), define as brincadeiras e interações como eixos do trabalho pedagógico com as crianças em creches e pré-escolas.

Ao considerar que:

1. As instituições de Educação Infantil (creches e pré-escolas) demandam formação e pesquisa em relação à temática;

2. Há várias pesquisas e experiências desenvolvidas no campo que podem ser socializadas e ampliadas com novas propostas a partir das discussões realizadas em grupos;

3. E, compreendendo a infância como “tempo presente”, realizaremos, nos dias 11 e 12 de setembro de 2017, o I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba.

A temática “brincar e o cotidiano das crianças” pretende dialogar com os direitos das crianças pequenas na interface com a Educação, as culturas e os estudos da infância, as políticas públicas e o cotidiano dessas crianças.

Faremos primeira interlocução internacional com a área no campus Sorocaba, contando com a presença do Professor Gilles Brougère (Paris 13, Sorbonne Paris Citè), ao mesmo tempo, provocaremos debates em âmbito nacional sob as mais diferentes perspectivas, contando com as presenças das pesquisadoras e pesquisadores da área: Tizuko Morchida Kishimoto, Suely Amaral Mello, Patrícia Prado, Cesar Donizetti Pereira Leite, Léa Tiriba, Suzana Marcolino, Fernanda Cristina Souza, Maria Walburga dos Santos, Marcia Aparecida Gobbi e Daniel Munduruku.

Em tempos de resistência e da emergência pelo fortalecimento das pautas históricas que defendem os direitos de bebês e crianças pequenas é que o I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba, será realizado, se apresentando também como um espaço de encontros, participação e luta na defesa da infância. Convite a toda comunidade para participar desse evento gratuito, com vagas limitadas.