Você está aqui: Página Inicial / Notícias / III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além dos muros escolares

III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além dos muros escolares

Nos dias 19 e 20 de setembro o GECOMS (Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais) vinculado ao DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação) realizará a III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além dos muros da escola na perspectiva da pedagogia Freireana. Aberto a educadores, estudantes, gestores, pesquisadores e pessoas interessadas na temática.

"Se é possível obter água cavando o chão, se é possível enfeitar a casa, se é possível crer desta ou daquela forma, se é possível nos defender do frio ou do calor, se é possível desviar leitos de rios, fazer barragens, se é possível mudar o mundo que não fizemos, o da natureza, porque não mudar o mundo que fazemos, o da cultura, o da história, o da política?"
(Paulo Freire, Pedagogia da Indignação, p. 98)

➨ 𝐀𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚çã𝐨 𝐞 𝐨𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬:

A Jornada Educação de Jovens e Adultos para além dos muros escolares, a partir da perspectiva de Paulo Freire está em sua terceira edição.

Já é sabido, que nosso país convive com uma grande desigualdade social e que este perfil sócio-econômico interfere nos índices de analfabetismo de jovens acima de 15 anos e adultos, bem como nos índices de baixa escolaridade da população brasileira. Este quadro colocou a Educação de Jovens e Adultos no cenário nacional. A EJA vem assumindo seu lugar como um direito, não só a alfabetização, mas o ensino fundamental para os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar.
Sabemos que só a garantia da oferta de vagas aos jovens e adultos, historicamente excluídos da escola, não é suficiente para se fazer justiça social e melhorar o nível cultural da população brasileira. É preciso oferecer uma educação que realmente contribua para a emancipação cognitiva, social e afetiva dos educandos.
Neste campo temos muito que fazer, pois o modelo pedagógico que ainda possui hegemonia em nossa sociedade é aquele que Paulo Freire chamou de “Educação Bancária”.
Nosso desejo é de contribuir para que os educandos possam se apropriar de saberes historicamente elaborados pela humanidade, ao mesmo tempo em que se reconheçam como portadores de cultura e saberes. Para tanto, precisamos reinventar a forma como a EJA vem acontecendo. Neste encontro compartilhamos estudos, pesquisas e vivências inspiradas em Paulo Freire. O objetivo central dessa atividade é propiciar espaços para enfrentamento das questões desafiadoras que nos encontramos e esbarram nos processos educativos nos diferentes campos de atuação.
Acreditamos que assim ampliamos nossa capacidade de compreender a realidade e de transformá-la.

➨ 𝐎 𝐄𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐚𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐜𝐞𝐫á 𝐧𝐚 𝐔𝐅𝐒𝐂𝐚𝐫 - 𝐒𝐨𝐫𝐨𝐜𝐚𝐛𝐚 𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝟭𝟵 𝐞 𝟮𝟬 𝐝𝐞 𝘀𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼
LOCAL: Auditório do CCTS – sala 1017
HORÀRIO: das 19:00 ás 22:00

➨ 𝐏𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚çã𝐨:

✦ 19/09 – Segunda-feira
19:00 - Abertura
19:15 - 19: 25 – Vídeo Paulo Freire
19:25 às 19h40 - Mesa de Abertura
19:50 às 21:00 - Mesa Redonda – Tema: Pesquisas na EJA e sua interface com a pedagogia de Paulo Freire
Coordenação: Dulcinéia de Fátima Ferreira (GECOMS – UFSCar-Sorocaba)
Convidadas:
- Dra. Rosa Aparecida Pinheiro
- Ms. Noêmia de Carvalho Garrido
- Dra. Ana Maria de Campos
21:20 - Lançamento do Livro:
• Pedagogia Social: A EJA para além dos muros da escola: Perspectiva da Educação Social. Campinas: Expressão e Arte Editora, 2016.

✦ 20/09 – Terça-feira
19:00 abertura
19:15 - Atividade cultural – Apresentação do educando – Cursinho Popular Educação e Cidadania da UFSCar – campus Sorocaba – Amisadai Gonzáles B. de Andrade e Daiane Tele participação estudantes do curso de Pedagogia 012.
19:35 às 20:45 - Mesa Redonda 1
Tema: Experiências educativas na EJA: trajetórias de educandxs, educadorxs e estagiárixs do curso Pedagogia em busca de uma educação como prática da liberdade
Coordenação: Dulcinéia de Fátima Ferreira
Convidadxs:
Estagiária - Catarina Solla de Oliveira
Estagiária - Ariely Ferreira Tavares
Professora - Maria Regina Rossetto Solano
Professora - Sueli Vicentina de Oliveira
Professor - Julio Cesar Parra
Ex aluna da EJA - Marlene Alves Cardoso
Ex auno da EJA – João Aparecido Almeida do Nascimento

20:45 às 21:00 INTERVALO

21:00 às 22:00 - Mesa Redonda 2
Tema: Experiências educativas na EJA inspiradas em Paulo Freire
Coordenação: Paulo Lima
Convidadxs:
- Integrantes do GEPESAC - UNISAL

➨ 𝐀𝐩ó𝐬 𝐚 𝐦𝐞𝐬𝐚 𝐫𝐞𝐝𝐨𝐧𝐝𝐚 𝟐 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐠𝐚 𝐝𝐞 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨.

➨ 𝐏ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨 𝐀𝐥𝐯𝐨:
Estudantes das licenciaturas da UFSCAR e outras instituições de Ensino Superior da região,
Professores das redes oficiais de ensino (municipal e estadual),
Educadores populares,
Integrantes do Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS) UFSCar – Sorocaba,
integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social e Ação Comunitária (GEPESAC) UNISAL – Campinas,
e demais interessados na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

➨ 𝐂𝐨𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚çã𝐨 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐄𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨:
Dulcinéia de Fátima Ferreira

➨ 𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬ã𝐨 𝐎𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚𝐝𝐨𝐫𝐚: