Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IV Encontro de Teorias e Práticas Pedagógicas e II Seminário de Especialização em Educação Infantil, 27 de agosto de 2016, 8 às 18h.

IV Encontro de Teorias e Práticas Pedagógicas e II Seminário de Especialização em Educação Infantil, 27 de agosto de 2016, 8 às 18h.

O “Encontro de Teorias e Práticas em Educação Infantil” é um espaço para discussões e articulações entre os estudos teóricos e as práticas nas creches e pré-escolas. Este ano o evento ocorrerá dia 27 de agosto, das 8 às 18h.
Estamos na quarta edição. Em breve síntese, apontamos que o primeiro encontro, ocorrido em 2013, teve como tema central “Infância, Espaço e Arte”, contando com a presença de especialistas do campo, como a Professora Lucia Lombardi (UFSCar, Sorocaba) e o Professor Jader Janer Moreira Lopes (UFF/UFJF), além de atividades práticas. Já em 2014, o foco foram as “Teorias e Práticas em Educação Infantil”, onde a Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Profa. Dra. Claudia Raimundo Reyes, proferiu a palestra “Educação infantil: letramento e alfabetização”. Em 2015, a temática do Encontro de “Culturas Infantis e Culturas da Infância”, com palestra proferida pela Profa. Dra. Patrícia Prado (USP) seguida de debates e mais doze oficinas tratando das práticas com crianças.

Em 2014, iniciamos o Seminário de Encerramento do Curso de Especialização Docência em Educação Infantil, que também ocorrerá no próximo dia 27 de agosto de 2016, junto ao Encontro de Teorias e Práticas. Pela primeira vez, o evento será realizado na UFSCar campus Sorocaba, reunindo as três turmas do curso, ingressantes em 2014 (duas de Sorocaba e uma de São Carlos). Em atenção ao cenário político atual e às questões urgentes na Educação Infantil, o Encontro e o Seminário terão como tema geral “Entre Práticas e Políticas: onde estão as crianças?”, contando, no período da manhã, com exposição e debate do tema “Infância, gênero e as políticas atuais”, com participação das professoras Andrea Braga Moruzzi (UFSCar), Fernanda Roveri (Prefeitura de Campinas) e Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ). À tarde, haverá exposição e apresentação dos pôsteres originados das pesquisas desenvolvidas no curso e continuidade das reflexões e experiências com a realização de 11 oficinas conduzidas por docentes experientes abordando questões pertinentes ao campo da infância e da Educação Infantil.

Para saber a programação e se inscrever nas diversas oficinas acesse o blog do evento: http://ivencontroteoriasepraticaspedagogicas.blogspot.com.br/