Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jornada “Que realidade é essa?” recebe especialista em combate ao trabalho infantil em Sorocaba

Jornada “Que realidade é essa?” recebe especialista em combate ao trabalho infantil em Sorocaba

Palestra gratuita e aberta ao público será oferecida no dia 11 de junho, no Núcleo em Educação e Estudos da Infância, no Central Parque

O juiz do trabalho Tarcio Vidotti é o próximo convidado da jornada de debates “Que realidade é essa?”. A palestra, seguida de debate, ocorre no próximo dia 11, terça-feira, a partir das 19h, No Núcleo em Educação e Estudos da Infância, que fica na Rua Érico Veríssimo, nº1.050, Central Parque (no interior da Escola Estadual Antônio Miguel Pereira Junior). Sob o título "O trabalho infantil das naus portuguesas às fábricas do Brás: uma viagem de cinco séculos de abandono", a palestra abordará a história do trabalho infantil no Brasil.

Vidotti possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1986) e mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É juiz do trabalho, titular da 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto/SP. Gestor Regional do TRT da 15ª Região do Programa da Justiça do Trabalho de combate ao trabalho infantil. Membro do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. É autor, coordenador e organizador de várias obras sobre Direito do Trabalho, prevenção e erradicação do trabalho infantil e formação técnico-profissional de adolescentes.

A jornada “Que realidade é essa?” é uma iniciativa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Sorocaba, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal). Já foram realizados quatro eventos na jornada, que teve início em abril com a exibição do documentário “Tchau, querida”, com a presença dos diretores. Também foram realizadas palestras com Armando Boito Júnior, Ladislau Dowbor e a mais recente, sobre a Venezuela, com os professores Miguel Trujillo e Igor Fuser.

O Núcleo em Educação e Estudos da Infância, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, realiza estudos, pesquisa, práticas e formação com as temáticas infância e Educação Infantil. Pretende conhecer, propor e conciliar na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão (papel da universidade como partícipe da comunidade), atividades e projetos que pensem, reflitam, debatam, estudem e gerem conhecimentos em torno dos estudos a respeito das crianças, da infância e da educação infantil. Visa atender professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, demais profissionais do campo, estudantes, crianças, suas famílias demais pessoas interessadas.

Serviço:

  • Jornada “Que realidade é essa?”
  • Palestra: "O trabalho infantil das naus portuguesas às fábricas do Brás: uma viagem de cinco séculos de abandono", com Tarcio Vidotti.
  • Data: 11 de junho, terça-feira.
  • Horário: 19 horas.
  • Local: Núcleo de Educação e Estudos da Infância.
  • Endereço: Rua Érico Veríssimo, nº1.050, Central Parque (interior da Escola Escola Estadual Antônio Miguel Pereira Junior).