Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ladislau Dowbor vem a Sorocaba para lançar "A Era do Capital Improdutivo"

Ladislau Dowbor vem a Sorocaba para lançar "A Era do Capital Improdutivo"

A “Jornada que realidade é essa?”, realizada pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar, com apoio do SMetal, promoverá o encontro com o economista e professor da PUC/SP, Ladislau Dowbor, nesta terça-feira, dia 21, às 19h, no auditório do sindicato. Dowbor é autor de diversos livros, entre eles “A Era do Capital Improdutivo”, que estará à venda no local.

 

A obra aborda de que forma os bancos registram lucros bilionários em plena recessão e desemprego. Fruto de longa pesquisa sobre o sistema financeiro, Dowbor afirma não se tratar de acabar com os bancos, mas de se exigir processos regulatórios que controlem o imenso poder que hoje essas corporações detêm. Um poder que, sem ser eleito, derruba democracias, impede que governos realizem políticas públicas, asfixia a capacidade de investimento das empresas nacionais e reduz drasticamente a renda das famílias e de cada um de nós.

Para quem solicitar e assinar a lista de presença do encontro, há certificado de extensão da UFSCar. Acompanhe pelo evento no Facebook.

Outros encontros

A Jornada teve início em 7 de maio, com a exibição do documentário “Tchau, Querida”, dos Jornalistas Livres e segue até julho. O próximo tema será “Venezuela”, no dia 28 de maio, às 19h, também no auditório do SMetal, com o professor de relações internacionais e pesquisador Igor Fuser e o professor de história, Miguel Trujillo, que esteve recentemente no país vizinho.

Na atividade anterior, do dia 14, o convidado foi o cientista político e professor da Unicamp Armando Boito Jr, que abordou “A Crise Política e a ascensão do neofascismo”, o qual discorreu sobre as movimentações reacionários da classe média que culminaram num movimento de massa neofascista.

Em sua palestra Boito explicou, com base em seus extensos estudos, sobre algumas características da crise política como a crise de hegemonia do bloco do poder, a crise de representação das instâncias políticas e outros conflitos.

O professor também explicou as diferenças entre fascismo e o neofascismo e a democracia.

Os encontros são realizados às terças e sempre com entrada gratuita.

Serviço:

Palestra e lançamento de livro

“A Era do Capital Improdutivo”, Ladislau Dowbor

Quando: 21 de maio, às 19h

Onde? Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal)

Entrada gratuita

Notícia originalmente publicada em https://www.smetal.org.br/imprensa/ladislau-dowbor-vem-a-sorocaba-para-lancar-a-era-do-capital-improdutivo/20190516-115833-F234