Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

NOTA DE REPÚDIO À NUP 2356.014053 – 2018-83 (cadastro na ouvidoria UFSCar em 18 de abril de 2018) -

Nós, conselheiras e conselheiros do Departamento de Ciências Humanas e Educação (UFSCar – campus Sorocaba), deliberamos na 47ª reunião extraordinária do conselho departamental, e tornamos pública nossa manifestação de repúdio ao conteúdo da NUP 2356.014053 – 2018-83 que, com autoria anônima, informa contrariedade à realização da “III jornada em defesa da Reforma Agrária” (III JURA), argumentando com fragilidade que o evento afronta a “neutralidade” e realizaria “defesa político-ideológica”.

Consideramos que o teor do texto da NUP 2356.014053 2018-83 pode ser compreendido como prática antidemocrática, atentando contra o conhecimento e a pluralidade,  favorecendo o ideário de uniformização e engessamento de ideias e ações. Apontamos que fomentar o pensamento crítico, propagar conhecimentos e promover exercício de liberdade intelectual são ações que sustentam a universidade pública, e censurar atividades organizadas em âmbito de reconhecimento acadêmico, cultural e social fere diretamente a autonomia universitária. No caso específico da Universidade Federal de São Carlos, tal conteúdo contraria ainda princípios contidos em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que dentre outros, prevê: “Garantir a prática de atividades acadêmicas norteadas por princípios éticos”  e “Promover e incentivar a ambientalização e humanização das atividades universitárias, incorporando as temáticas ambientais, da diversidade cultural, das desigualdade sociais e da cidadania nas atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), administrativas e na formação continuada” (PDI UFSCar, 2013, p. 16).

Aproveitamos a ocasião para expressar nosso reconhecimento, respeito e solidariedade aos organizadores e participantes do evento que vem se firmando em sua terceira edição como referência no campo, considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Além disso, reafirmamos nosso compromisso em defesa da justiça social e da autonomia universitária.

Nota aprovada na 47ª Reunião extraordinária do DCHE, realizada no dia  26 de abril de 2018.