Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pandemia, educação a distância e mercantilização do ensino

Pandemia, educação a distância e mercantilização do ensino

As mudanças que vem ocorrendo no ensino superior no momento de pandemia, em grande medida, intensificam os processos de mercantilização do ensino superior, já em curso há um longo tempo. Para conversar sobre este cenário, o Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia de Sorocaba (ABRAPSO) organizou uma live, que foi mediada pelo docente do DCHE Marcos Garcia

Com frequência, a preocupação com a manutenção e ampliação dos lucros tem colocado em segundo plano a qualidade da formação, as reais possibilidades de acesso aos conhecimentos produzidos pelas diversas áreas do saber e a importância das trocas realizadas em sala de aula e nos territórios nos quais a teoria encontra a realidade.

Alunos e trabalhadores (funcionários e professores) do ensino superior se deparam com situações adversas, incertas e de ainda maior pressão, frente às quais são demandados a se adaptar sem questionamentos. Não suficiente, as incertezas em relação ao futuro, relativas à pandemia, somam-se àquelas produzidas pelas instituições, seja em relação que pode ser feito para a garantia de formação com qualidade, seja em termos de demissões ou alterações no trabalho dos docentes.

A live pretendeu ser um espaço de discussão sobre esse cenário entre professores e alunos, de modo a compartilhar vivências e refletir sobre formas de resistência e pode ser conferida no link abaixo: