Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Para coordenador do programa, Life é fundamental para os cursos de Licenciatura

Para coordenador do programa, Life é fundamental para os cursos de Licenciatura

Criado com o objetivo de atender à necessidade de ampliação de acesso dos cursos de formação docente a recursos tecnológicos e de inovação educacional, o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life) já conta hoje com a participação de 105 instituições públicas de ensino superior (Ipes), totalizando 245 laboratórios criados por meio de financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fonte: CAPES - Gisele Novais - http://www.capes.gov.br/36-noticias/6766-para-coordenador-do-programa-life-e-fundamental-para-os-cursos-de-licenciatura

A iniciativa induz a criação de espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de IPES destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias e inovação educacionais e a articulação entre os programas da Capes relacionados à educação básica.

A Universidade Regional de Blumenau (Furb) participa do programa desde o primeiro edital, lançado em 2012. Na instituição, além do reforço aos quatro laboratórios já existentes, o Life proporcionou a criação de um novo, com equipamentos como lousa digital, mesa interativa multitoque, projetor multimídia e óculos 3D, notebooks, computadores e microscópios, entre outras coisas.

Segundo o coordenador do programa na universidade, Maurício Capobianco, o Life tem proporcionado bons resultados. "O laboratório tem gerado impacto bem positivo com os estudantes, que ficam empolgados com as possibilidades tecnológicas. A lousa digital, por exemplo, tem integração com dispositivos móveis, como os tablets do laboratório e com os próprios aparelhos de celular dos alunos. A mesa interativa também tem sido bastante utilizada e desperta curiosidades sobre suas possibilidades pedagógicas", explicou.

Capobianco ressalta ainda a importância dos laboratórios no incentivo à modernização dos cursos de licenciatura. "O Life é fundamental para instrumentalizar os cursos de licenciatura que ainda estão bem distantes do uso de tecnologias. O laboratório tem o potencial de oferecer novas propostas pedagógicas e metodológicas, inclusive de conteúdos que aparentemente seriam puramente teóricos, de modo que os estudantes em formação percebam as possibilidades do uso dos recursos tecnológicos em suas práticas de ensino", explicou Capobianco.

Os laboratórios da Furb atendem hoje estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), além de disciplinas dos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.