Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar

Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar

A Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba, é mais um dos eventos realizados no interior dessa Universidade, a exemplo do I Seminário Internacional de Educação Infantil “Brincar e o Cotidiano das Crianças” ocorrido em setembro de 2017, que busca visibilizar as crianças, suas infâncias e o trabalho de profissionais

Compreendendo que nos dias de hoje a Educação Infantil é questão urgente e presente, tanto nos cursos de formação como nos movimentos sociais que reivindicam acesso, permanência e qualidade no atendimento às crianças pequenas, conforme  legislação vigente e estudos do campo, a jornada prevê encontro com estudantes, professoras, professores, demais profissionais do campo, pesquisadoras e pesquisadores em um dia dedicado a estudos, formação, minicursos e divulgação de práticas realizadas em creches e pré-escolas.

Dentre os objetivos, no âmbito acadêmico, buscamos aprofundar conceitos teóricos do campo da Educação Infantil e realizar interface entre aspectos teóricos e práticos, e em relação ao âmbito social, esperamos favorecer trânsito e diálogo entre universidade e comunidade, no que diz respeito aos processos de formação de docente e trabalho com as crianças pequenas.

A nossa primeira Jornada contará com a presença das Professoras Cristina Maria D’Ávila, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Celia Regina Batista Serrão, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Maria Letícia Nascimento, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Para os minicursos, que terão a duração de 3h30 min, contamos com Alessandra de Campos e Silva Rosa, Ana Cristina Baladelli Silva, Carmem Machado, Fernanda Roveri, Laíne Horta Lima, Leticia Sodré, Maria Erineide, Roseli Garcia, Shirley Maria de Oliveira e Vanessa Garcia.

Com foco na primeira infância, o evento que associa ensino, pesquisa e extensão tem como tema geral “As infâncias na Educação Infantil”, sendo a coordenação geral da Professora Maria Walburga dos Santos (DCHE-UFSCar) acompanhada por comissão organizadora. A atividade está vinculada à Linha 1 (Formação de Professores) do Programa de Pós Graduação da UFSCar campus Sorocaba (PPGEd-So) e ao Departamento de Ciência Humanas Educação (DCHE-UFSCar).

As inscrições são gratuitas, exclusivamente online e podem ser em duas modalidades: ouvinte e com apresentação oral de experiência pratica junto às turmas de Educação Infantil. Por conta de adequações ao nosso espaço físico, temos número limitados de vagas, havendo necessidade de confirmação de sua participação. Haverá certificado  para as pessoas que estiverem presentes e cumprirem ao menos 75% das horas destinadas à Jornada.

Aguardamos por vocês, até lá,

Equipe de organização.