Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professores do Mestrado em Educação publicam Organização de Livro

Professores do Mestrado em Educação publicam Organização de Livro

Professores do Mestrado em Educação publicam Organização de Livro: Publicado pela Paco Editorial, o volume II de Fundamentos da Educação: recortes discussões. A obra foi organizada pelos professores do Mestrado em Educação da UFSCAR – Sorocaba Prof. Dr. Paulo Gomes Lima (DCHE) e Prof. Dr. Silvio Cesar Moral Marques (DGTH).

 

A obra reúne pesquisas de docentes, pesquisadores convidados, mestrandos e doutorandos, na defesa de que a educação não acontece de forma dissociada dos arranjos dos Estados, da cultura, das políticas e das condições historicamente produzidas. Essa visão reforça a necessidade de se contextualizar mais intensamente os processos de produção do conhecimento no tempo histórico, esforço que os autores colocam à disposição dos leitores.

No presente volume 2, são socializados o debate sobre a evolução do pensamento pedagógico a partir das comunidades primitivas até o surgimento das universidades, portanto, propõe-se a apreender alguns dos principais elementos representativos do processo educativo e suas particularidades, considerando o itinerário cronológico estendendo-se até o fim da Idade Média. Algumas das temáticas do período não tratadas na cronologia da história da educação, foram destaques do Volume 1, também lançado pelo Paco Editorial, e certamente podem trazer maior repertório para aqueles que buscarem uma visão de conjunto do que até agora estamos empreendendo. De forma geral, o volume II de Fundamentos da Educação: recortes discussões é um livro instigante, a sua linguagem é apropriada ao universo acadêmico, ao tempo que qualquer pessoa ou estudioso pode compreender toda a disposição e recorrência dos condicionantes sócio-históricos da educação