Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal acontece nos dias 7 e 8 de dezembro. A inscrição de trabalhos vai até 30 de outubro.

O Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal tem por objetivo tratar de questões relacionadas às pesquisas em Ciências Humanas e sua colaboração na análise e elaboração de políticas, assim como os desafios e conquistas metodológicas de integração entre essa área e a utilização de dados armazenados, produzidos e sistematizados em meios digitais. Tal discussão pretende contribuir também com o debate sobre metodologias qualitativas e/ou quantitativas.

Saiba Mais em - https://seminariocienciapoliticametodologia.wordpress.com/

Ao refletir sobre essa nova interface, que tem recebido diferentes nomes como Humanidades Digitais, Ciência das Redes, Sociologia Digital ou Ciência de Dados (vamos aqui preferir a última denominação) o Seminário procura trazer, também, experiências já realizadas ou em andamento de utilização de metodologias nessa perspectiva. As Ciências Humanas tem, historicamente, colaborado para a construção da sociedade, não apenas pela compreensão e análise dos contextos e relações humanas, mas pela contribuição para elaboração de dispositivos de melhoria desses contextos e relações.
Desde que diversas disciplinas dessa área – a exemplo da Sociologia, Psicologia, Comunicação, Antropologia – passaram a se debruçar mais fortemente nas questões das desigualdades e suas relações com direitos de minorias, suas contribuições tornam-se fundamentais para a construção de indicativos de políticas públicas que atendam essas minorias.

Assim, as questões e os dados de desigualdade social e espacial, capital social, mobilidade, estudos urbanos e rurais, gênero e sexualidade, direito à comunicação, relações de trabalho, relações intergeracionais e outras tem recebido a atenção interdisciplinar da área de humanas também no sentido de analisar as políticas públicas existentes ou trazer novos dados para elaboração de novas políticas.

Por outro lado, as Ciências Humanas, como qualquer outra área do conhecimento, tem suas fronteiras cada vez mais pouco delimitadas, recebendo a contribuição de outras áreas. Ao se pensar a pesquisa e suas metodologias, tem sido cada vez mais comum utilizar dados, metodologias e técnicas das ciências da computação e da cibercultura – as Ciências de Dados. Assim, as disciplinas da área de exatas trazem subsídios para novas formas de fazer pesquisa na área de humanas, se encontrando em um ponto de intersecção entre ambos os grandes campos do conhecimento.

Tais pesquisas e produções vão contribuir para a digitalização de dados e acervos importantes para o conhecimento; disponibilização de dados já digitalizados; elaboração e organização de bases de dados; sistematização de fontes digitais de informações; e tratamento e análise desses dados para apresentação de resultados relevantes à sociedade.

Este evento pretende oportunizar o diálogo entre as áreas, assim como apresentar experiências realizadas ou em andamento situadas nessa interface para serem debatidas de modo interdisciplinar, reforçando a emergência de se enfrentar os desafios que as pesquisas enfrentam na sociedade contemporânea, especialmente se considerarmos os contextos das dinâmicas sociais e suas permeabilidades. As questões metodológicas qualitativas e quantitativas serão também contempladas.

O Seminário estabelece também um diálogo entre pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e o Observatório das Desigualdades / CIES. O CIES-IUL – Centro de Investigação do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)