Você está aqui: Página Inicial / Notícias / "Seminário de Medidas Socioeducativas da Região de Sorocaba – SP"

"Seminário de Medidas Socioeducativas da Região de Sorocaba – SP"

O evento “Seminário de Medidas Socioeducativas da Região de Sorocaba – SP: desafios e possibilidades para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei”, realização da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de setembro de 2014 na FUA – Fundação Ubaldino do Amaral em Sorocaba.

Objetiva-se com o Seminário fomentar o diálogo sobre problemáticas locais, regionais e nacionais que envolvem a população adolescente infanto-juvenil que, ao praticarem um ato infracional são executados em uma medida judicial de meio aberto ou fechado de cunho socioeducativo, como também buscar o engajamento de universidades para a formação de educadores sociais para atuarem em contextos não escolares de medidas socioeducativas.

Na literatura das Ciências Humanas e Sociais, infelizmente, têm sido pouco abordado o temário da educação não escolar e de suas relações com as populações em conflito com a lei. Conhecer, dialogar e avaliar essas relações, num esforço científico, será uma boa oportunidade para indicar e compreender as políticas e as normativas nacionais e internacionais sobre adolescentes em conflito com a lei, como também os fundamentos socioeducativos que podem jogar luz às práticas de educadores que atuam em contextos não escolares.

O evento possibilitará propor, a partir das perspectivas educativas e da convivência social indicadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativa (SINASE), novas formas de inserção do adolescente autor de ato infracional de forma positiva no convívio social, o que é muito importante aos indivíduos e grupos sociais, bem como atende ao que estabelece a legislação em vigor.

Data: 01, 02 e 03 de setembro de 2014, a partir das 18:30.

Local: FUA – Fundação Ubaldino do Amaral, Sorocaba – SP

Blog do Evento: http://mseseminario.wordpress.com/inicio/