Notícias
DCHE segue descomemorando o Golpe de 64
2014 - DCHE realiza Ciclo de Atividades '50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil
Defesa de Memorial com fins de Promoção a Professora Titular da Carreira do Magistério Superior
O Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) ganha hoje, dia 23/02/2024, a primeira Professora Titular, Profa. Dra. Viviane Melo de Mendonça, com 18 anos de atuação na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. O coletivo de trabalho deste departamento parabeniza a docente por este importante momento da trajetória acadêmica e agradece enormemente a sua contribuição desde a implantação deste Campus da instituição.
Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) em conjunto ao coletivo Parque da Resistencia (São Paulo capital) promovem o curso de extensão (atualização): Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância, em comemoração ao centenário de Paulo Freire
Discutindo a surdez através de filmes: Cinema Surdo
Professoras de LIBRAS do DCHE promovem encontros para discutir surdez através de filmes. A primeira sessão será no dia 19 de agosto às 19h30 no Auditório ATLab (prédio roxo) com o filme O PAÍS DOS SURDOS.
Docente do DCHE fala sobre concepções de Paulo Freire na Educação Ambiental
Juliana Rezende Torres, docente do DCHE e pós-doutoranda na UFSC, participou de live sobre Educação Ambiental Crítico-Freireana para alunos do IFSC São José - especialização em Educação Ambiental e licenciaturas em Ciências Naturais.
Docente do DCHE participa de reunião do Fórum de da Zona Sul de São Paulo
Docente do DCHE participa de Fórum que reúne pesquisadores e pesquisadoras, movimentos e organizações sociais da periferia sul do município de São Paulo. No contexto da pandemia do COVID-19, o Fórum está discutindo e apoiando ações que a sociedade civil está realizando no território em diferentes campos. A região da cidade de São Paulo é também campo de pesquisa da docente.
Docente do DCHE promove evento sobre Queermuseu
Evento: Queermuseu: a criminalização da arte e a democracia no Brasil
Docentes apresentam resultado de pesquisa no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba
Docentes do Departamentos de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba produziram uma pesquisa sobre o coronavírus e educação na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba). Os resultados serão apresentados no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO).
Docentes do DCHE e do PPGEd divulgam resultado de pesquisa
Participantes da Pesquisa sobre condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba-SP) durante o afastamento social provocado pelo Coronavírus apresentaram para o Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, em evento on-line do último 26 de maio.
Docentes do DCHE oferecem oficina sobre recursos digitais interativos
Docentes do DCHE oferecem oficina sobre recursos digitais interativos
Docentes do DCHE promovem debate a cerca de Educação de Jovens e Adultos
Docentes do DCHE promovem 2ª edição de debate a cerca de Educação de Jovens e Adultos: dia 20 e 21 de maio, das 19:00 às 23:00, no Auditório do ATLab.
Documentário "Porque lutamos!" de Fernanda Ikedo fecha a exposição sobre a ditadura militar
Uma morte brutal durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici marcou a vida de milhares de brasileiros, militantes ou não. De todos os meios: estudantil, operário, católico, acadêmico.
Eleições para nova Chefia do DCHE - dias 23 e 24 de junho.
Os turnos para eleição para nova Chefia do DCHE ocorrerão dias 23 e 24 de junho, das 16h às 21h30, em frente ao Laboratório de Pesquisa e Práticas Pedagógicas (LaPed).
EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO ESTADO DE DIREITO
NOTA DO DCHE EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO ESTADO DE DIREITO
EM DEFESA DA LUTA PELA PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Nota do DCHE sobre a ocupação dos alunos da UFSCar contra o aumento do RU.
Encerramento da atividade de extensão "Educação Infantil numa perspectiva inclusiva"
No dia 08 de abril, das 16h às 18h30, será realizado o último encontro do curso de extensão “Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva”, promovido pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar campus Sorocaba, espaço vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).
Encontro com nossa Biblioteca: valor cultural e afetivo dos atos de pesquisar e ler”
Você sabe como fazer seus levantamentos bibliográficos e conhece os procedimentos para estudar melhor e realizar sua pesquisa? A equipe da Biblioteca Campus Sorocaba - B-So UFSCar vai apresentar a Biblioteca Virtual da Pearson (BV), o catálogo da Biblioteca, onde vocês podem ter acesso às Normas da ABNT; o Repositório Institucional; o Portal de Periódicos CAPES e o próprio site da B-So, que é onde as informações ficam concentradas.
Encontro sobre Avaliação em Educação e Saúde no campo das Relações Raciais
O grupo de Pesquisa "Educação, territórios negros e saúde - ETNS" promove encontro sobre Avaliação em Educação e Saúde no campo das Relações Raciais.
Encontro sobre Avaliação em Educação e Saúde no campo das Relações Raciais - de 21 à 23 de março de 2016
Objetivo: conhecer práticas relacionadas a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos cursos formação inicial e permanente de profissionais da saúde e construir indicadores de qualidade.
Entrevista com Dr. Luiz Sampaio, médico do Ambulatório da UFSCar Sorocaba
Leiam a entrevista com o Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto, sobre a pandemia COVID-19 e seus impactos na comunidade acadêmica.
Anais da VII Semana da Pedagogia, III Seminário de Pesquisado PPGEd-So e II Encontro de Egressos.
Estão prontos os Anais da VII Semana da Pedagogia, III Seminário de Pesquisado PPGEd-So e II Encontro de Egressos.
Estudantes entrevistam secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura
Os estudantes Elifaz Candido e Paulo Pistili, participantes do projeto de extensão Bibliotecas em Rede, entrevistaram o Prof. José Castilho Marques Neto durante o I Encontro Bibliotecas em Rede, em Aracaju, realizado entre 15 e 17 de julho.
Evento de Iniciação Científica
Entre os dias 01/03 e 04/03 serão realizados o 27º Congresso de Iniciação Científica e o 12º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
Palestra "Saúde Mental da População Negra"
O Coletivo Negro Raízes, criado por alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba, promove a palestra "Saúde Mental da População Negra", dia 13/12/17.
Grupo de Estudos Educação, Comunidade e Movimentos Sociais realiza Seminário
O Grupo de Estudos Educação, Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS), realiza Seminário para partilha de suas atividades. Serão apresentados os trabalhos realizados pelos subgrupos Sexpol – Gênero, Sexualidade e Política; Educação, Política e Sociedade; Reestruturação Capitalista da Sociedade; Comunicação e Movimentos Sociais; Educação e Saúde; Juventude.
Grupo de Estudos promove live sobre Literatura Infantil e educação antirracista
O Grupo de Estudos Educação, Territórios negros e Saúde - ETNS/UFSCar (do qual a docente do DCHE Rosana Batista Monteiro é coordenadora),o Canal Vozes Negras e a Unegro-Sorocaba organizaram uma live sobre o tema Literatura Infantil e educação antirracista.
Grupo realiza leitura e discussão da publicação “Sopa de Wuhan”
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) está realizando em seu grupo de estudo, a leitura e discussão da publicação “Sopa de Wuhan”, que reúne textos de pensadores contemporâneos sobre a pandemia do Covid-19. Participam da publicação Giorgio Agamben, Slavoj Zizek, Jean Luc Nancy, Franco “Bifo” Berardi, Santiago López Petit, Judith Butler, Alain Badiou, David Harvey, Byung-Chul Han, Raúl Zibechi, María Galindo, Markus Gabriel, Gustavo Yañez González, Patricia Manrique e Paul B. Preciado
I Encontro da UFSCar – Campus Sorocaba junto com 10 anos da ASUS – Associação dos Surdos de Sorocaba.
I Encontro da UFSCar – Campus Sorocaba junto com 10 anos da ASUS – Associação dos Surdos de Sorocaba. Blog do evento: http://encontroufscarasus.blogspot.com.br/
I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba.
Ocorre nos dias 11 e 12 de setembro o I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba, participem!
I Seminário Programa de Pós Graduação em Educação
DCHE promove juntamente com o Programa de Pós Graduação em Educação o I Seminário Programa de Pós Graduação em Educação - dias 20 a 23 de outubro de 2014 no Auditório do ATLab - Campus Sorocaba, confira a programação aqui!
I Simpósio da Orquestra Experimental UFSCar Sorocaba.
Dia 21 de junho, as 18h, no auditório do CCTS ocorrerá o I Simpósio da Orquestra Experimental UFSCar Sorocaba.
II Colóquio de Pesquisa em Juventude no Brasil: 18.19 e 20 de março.
Docente do DCHE organiza "II Colóquio de Pesquisa em Juventude no Brasil": dias 18.19 e 20 de março.
II Jornada de Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba: “As crianças e seus direitos”.
O Núcleo de Educação e Estudos da Infância da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, promove no mês de dezembro a II Jornada de Educação Infantil, propondo como temática de reflexões e estudo “As crianças e seus direitos”.
II Seminário Internacional e III Jornada de Educação Infantil - “Crianças e Educação Infantil: cuidar / educar / existir”
O Núcleo de Educação e Estudos da Infância e o Grupo de Pesquisa a respeito das crianças, infâncias e Educação Infantil – CRIEI/UFSCar, convidam para o II Seminário Internacional e III Jornada de Educação Infantil - “Crianças e Educação Infantil: cuidar / educar / existir”, que se realizará nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2023 na UFSCar, campus Sorocaba, presencialmente.
II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual e VI Semana do Orgulho LGBT da UFSCar
Até o dia 25 de abril estão abertas inscrições para submissão de trabalhos no II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual e VI Semana do Orgulho LGBT da UFSCar
III Encontro Mês da Consciência Negra
DCHE promove III Encontro Mês da Consciência Negra e II Seminário Educação para as Relações Étnico-raciais e Formação de Profissionais da educação nos dias 5, 6 e 7 de novembro.
III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além dos muros escolares
Nos dias 19 e 20 de setembro o GECOMS (Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais) vinculado ao DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação) realizará a III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além dos muros da escola na perspectiva da pedagogia Freireana. Aberto a educadores, estudantes, gestores, pesquisadores e pessoas interessadas na temática.
III Simpósio de Arte Afro-brasileira
No dia 20 de outubro de 2020, às 19 horas, será realizado o III Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba. O evento tem como tema "O que vai do ateliê do/da artista negro/a para o mundo?"
"Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" Convite para o terceiro encontro ciclo de debates
O ciclo de debates "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" terá sua continuidade no próximo dia 10 de maio de 2022, às 14 horas (horário de Brasília), com tema Infâncias e Educação Infantil – questões curriculares e propostas pedagógicas na creche. Haverá apresentação e debate com a Profa. Sara Barros Araújo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE – P. Porto/Portugal).
IV Encontro de Teorias e Práticas Pedagógicas e II Seminário de Especialização em Educação Infantil, 27 de agosto de 2016, 8 às 18h.
O “Encontro de Teorias e Práticas em Educação Infantil” é um espaço para discussões e articulações entre os estudos teóricos e as práticas nas creches e pré-escolas. Este ano o evento ocorrerá dia 27 de agosto, das 8 às 18h.
IV Encontro dos Surdos na UFSCar Sorocaba: O olhar na educação
O IV Encontro dos Surdos na UFSCar Sorocaba: O olhar na educação aconteceu no dia 20 de setembro, no campus da UFSCar-Sorocaba. Coordenado pela Profa Teresa Cristina Leança, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).
IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância UFSCar
Convidamos toda comunidade para participação na comemoração da IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar, programa e espaço dedicado à infância, educação infantil e estudos da infância vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação – DCHE/UFSCar – campus Sorocaba.
Jornada “Que realidade é essa?” recebe especialista em combate ao trabalho infantil em Sorocaba
Palestra gratuita e aberta ao público será oferecida no dia 11 de junho, no Núcleo em Educação e Estudos da Infância, no Central Parque
Ladislau Dowbor vem a Sorocaba para lançar "A Era do Capital Improdutivo"
A “Jornada que realidade é essa?”, realizada pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar, com apoio do SMetal, promoverá o encontro com o economista e professor da PUC/SP, Ladislau Dowbor, nesta terça-feira, dia 21, às 19h, no auditório do sindicato. Dowbor é autor de diversos livros, entre eles “A Era do Capital Improdutivo”, que estará à venda no local.
Lançamento colaborativo e gratuito do documentário: "A Descoberta do Mundo - um filme sobre a vida e obra de Clarice Lispector", dirigindo por Taciana Oliveira.
Lançamento colaborativo e gratuito do documentário: "A Descoberta do Mundo - um filme sobre a vida e obra de Clarice Lispector", dirigindo por Taciana Oliveira. A Descoberta do Mundo é um projeto que aborda a vida e obra da escritora Clarice Lispector sendo composto pela produção de dois audiovisuais: um documentário e uma ficção.
LANÇAMENTO COLEÇÃO OBA-OBÁ!
No dia 22 de junho de 2023, o Núcleo de Educação Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar e o Grupo de Pesquisas a Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos Da Infância (CRIEI/UFSCar) realizam o lançamento da coleção Oba-Obá! Contando com 3 obras até o momento, convidamos a todas as pessoas a conhecerem os temas, organizadoras/es dos livros e os próximos lançamentos. Contamos com vocês virtualmente, a partir das 19h, no canal do Núcleo: https://youtube.com/live/jGgsivx8pzc.
Lançamento de livro sobre a temática negra no dia da África (25/05).
No dia 25 próximo, Dia da África, será lançado o livro “Educação das relações étnico-raciais: apontamentos críticos e a realidade da região de Sorocaba”. O evento ocorrerá, a partir das 18h30, no Campus Sorocaba da UFSCar (Rodovia João Leme dos Santos / SP-264, Km 110, Bairro do Itinga, Sorocaba/SP) e contará com atividades artísticas e culturais.
Lançamento do livro "Lutas sociais em Sorocaba/SP ontem e hoje: Greve Geral de 1917, embate antifascista de 1937 e mobilizações atuais".
Organizado pelo Prof. Dr. Marcos Francisco Martins, docente da UFSCar Campus Sorocaba. A obra tem o objetivo de contar a história da greve geral de 1917 e as que se efetivaram em 2017, particularmente retratando a repercussão que tiveram em Sorocaba/SP.
Marcha das Margaridas é tema de encontro da Jornada UFSCar/SMetal
As Margaridas vão à capital federal se manifestar sob o lema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”
Mensagem da chefia do DCHE
Chefia do DCHE se pronuncia a respeito do momento que toda a comunidade enfrenta neste momento e seus impactos no Departamento
Mesa redonda "Catalisando a Diversidade na Ciência"
O objetivo da série GWB é estabelecer uma rede ativa de pessoas de todos os gêneros para ultrapassar as barreiras à igualdade de gênero na ciência. Nos últimos cinco anos, foram realizados mais de 1500 eventos GWB em 100 países. Venha, você também, fazer parte do nosso evento neste ano!
Migrações, Conflitos e Identidades
O Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE- CCHB - UFSCar Sorocaba) convida para a palestra com o pesquisador Dr. José Machado Pais (ICS-Universidade de Lisboa), intitulada "Migrações, conflitos e identidades"
Moção de aplauso e reconhecimento Direção do CCHB 2014 - 2018
Moção de aplauso e reconhecimento do Conselho do DCHE à Direção do CCHB na gestão de 2014 à 2018.
Moção de apoio à greve dos professores e das professoras da rede pública de ensino oficial do Estado de São Paulo
Reunidos no dia de hoje, professores, alunos e técnicos administrativos integrantes do Conselho do DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba, vem a público manifestar apoio à greve que os professores e as professoras da rede pública de ensino oficial do Estado de São Paulo deflagraram há cerca de duas semanas.
Moção de Indignação à Definição de “Áreas Prioritárias” e em Defesa do Investimento em Ciência no Brasil
Conselho do DCHE subscreve Moção que manifesta preocupação frente aos critérios adotados pelo CNPq para as chamadas dos programas de iniciação científica e tecnológica. A moção, redigida por uma comissão do COICT, da qual a Profa Vanda Aparecida Silva fez parte, reúne-se a manifestações de diversas associações científicas e universidades.
Moção de Repúdio
Moção de Repúdio contra atitude de técnicos e docentes que solicitaram em fóruns externos à comunidade universitária mudança do Campus Sorocaba da UFSCar sem discussão ampla, democrática e participativa nas instâncias internas. Leia mais.
Nota
Nota de consternação do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE/UFSCar-Sorocaba) sobre o assassinato de MARIELLE FRANCO
Nota conjunta de entidades da região de Sorocaba contra a mudança da política de Saúde Mental no Brasil
DCHE aprovou em seu 59ª reunião ordinária, em 14/12/2017.
Nota de Repúdio
NOTA DE REPÚDIO À NUP 2356.014053 – 2018-83 (cadastro na ouvidoria UFSCar em 18 de abril de 2018) -
Nota de repúdio contra fechamento de escolas públicas do estado de São Paulo.
Nós professores e professoras dos Departamentos e Conselhos da Universidade Federal de São Carlos, abaixo relacionados, vimos manifestar nosso veemente repúdio à forma autoritária pela qual o governo do estado de São Paulo vem conduzindo o processo de fechamento de escolas da rede pública estadual e reprimindo a legítima manifestação de estudantes e da população que luta pela manutenção de suas escolas frente à unilateral e, por consequência, arbitrária decisão que desrespeita a Constituição Federal e a LDB (Lei 9394/96)...
DCHE NÃO é responsável por proposta de MBA em Docência no Ensino Superior da UFSCar /Campus Sorocaba.
Nota pública de esclarecimento - o DCHE NÃO é responsável por proposta de MBA em Docência no Ensino Superior da UFSCar /Campus Sorocaba.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância convida para encerramento de curso.
O curso “Crianças em deslocamento: infâncias, migração e refúgio”, chega a seu final com aula no dia 10/11/2021, 18h, contando com as professoras Katia Norões e Maria Walburga dos Santos e o professor Flavio Santiago, responsáveis pelo curso e que abordarão o tema “Escuta, Legislação e Conceitos”.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) convida para segunda aula do curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio.
O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio”, ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago, continua com sua programação no próximo dia 14/10/2021. O curso visa fomentar reflexões e a ampliação da discussão sobre a diversidade na educação básica e sobre garantias de direitos fundamentais e humanos das crianças em contextos de deslocamentos.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO COM A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
De 22/02/2021 a 26/02/2021, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) receberá inscrições para o curso de extensão "Educação infantil numa perspectiva inclusiva”, na modalidade de atualização e realizado virtualmente, no período de 04/03/2021 a 08/04/2021.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar campus Sorocaba) promove curso com temática corpo, arte e infância
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar campus Sorocaba) promove curso com temática corpo, arte e infância
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) convida para terceira aula do curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio, 28/10/2021, 18h. Nessa quinta-feira, 28/10/2021, 18h, daremos continuidade ao curso “Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio”, com o tema é “Comunidades, redes, direito à cidade e Educação” contando com o Professor Paulo Illes e a Profa. Adriana Carvalho como docentes.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio
No dia 05/11/2021 às 9h30 da manhã, teremos o 4º encontro do curso “Crianças em deslocamento: infâncias, migração e refúgio”, com a Alice Sophie Sarcinelli, que é pesquisadora no Centre Norbert Elias de Marselha (França). Sua tese de doutorado sobre a infância cigana, realizada na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, com o professor Didier Fassin, venceu o prêmio Richelieu da Chancellerie des Universités de Paris e foi publicado com o título “Des gamins roms hors-de-l’enfance. Entre protection et exlcusion” e que pode ser acessado em: https://eac.ac/books/9782813003881.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO EXTENSÃO “PRÁTICAS EDUCATIVAS, NATUREZA E INFÂNCIAS”
De 19 à 24/04/21, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) receberá inscrições para o curso de extensão "Práticas Educativas, Natureza e Infâncias”, na modalidade de atualização e realizado virtualmente pela plataforma google Meet, no período de 27/04 à 25/05/21, as terças feiras.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso de extensão
O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio”, ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago, é uma oportunidade para a formação continuada de professores/as e demais profissionais envolvidos(as) com o tema das migrações e refúgio relacionado a infância, crianças e jovens.
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) da UFSCar promove no Campus Sorocaba o I Ciclo de Atividades em Linguagem, Discurso e Mídia.
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) da UFSCar promove no Campus Sorocaba o I Ciclo de Atividades em Linguagem, Discurso e Mídia.
"O circo da miséria"
Não percam "O maior desespetáculo da Terra", o "Circo da Miséria", que através do humor e da crítica trata da vida da população em situação de rua.
Pandemia, educação a distância e mercantilização do ensino
As mudanças que vem ocorrendo no ensino superior no momento de pandemia, em grande medida, intensificam os processos de mercantilização do ensino superior, já em curso há um longo tempo. Para conversar sobre este cenário, o Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia de Sorocaba (ABRAPSO) organizou uma live, que foi mediada pelo docente do DCHE Marcos Garcia
Para coordenador do programa, Life é fundamental para os cursos de Licenciatura
Criado com o objetivo de atender à necessidade de ampliação de acesso dos cursos de formação docente a recursos tecnológicos e de inovação educacional, o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life) já conta hoje com a participação de 105 instituições públicas de ensino superior (Ipes), totalizando 245 laboratórios criados por meio de financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos, perspectivas, conteúdo e método
O curso de extensão “Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos, perspectivas, conteúdo e método” é oferecido aos professores e professoras da região de Sorocaba/SP.
PME será discutido na UFSCar hoje, 19/05.
Prezados(as) colegas: amanhã realizaremos uma discussão sobre o Plano Municipal de Educação, as 19h00. Estarão presentes Iara Bernardes e Ananda. A proposta é instigar a comunidade a participar das Plenárias e se envolver com a discussão do PME que será retomada nesta sexta-feira, dia 22 de maio. Contamos com a presença de todos(as) e a cooperação na divulgação. O local ainda está a definir. Mas será em algum lugar do campus. Provavelmente na DICA
Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar
A Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba, é mais um dos eventos realizados no interior dessa Universidade, a exemplo do I Seminário Internacional de Educação Infantil “Brincar e o Cotidiano das Crianças” ocorrido em setembro de 2017, que busca visibilizar as crianças, suas infâncias e o trabalho de profissionais
Primeiros indígenas se formam este ano na UFSCar Sorocaba
Primeiros indígenas se formam este ano na UFSCar Sorocaba: reportagem foi vinculada pelo Jornal Cruzeiro do Sul no dia 07/07/2016.
Processo seletivo para contratação de docentes substitutos do DCHE
As vagas são para Libras e Gestão Escolar e Relações Étnico-raciais , inscrições até 30/06/2023.
Prof. Jorge Leite Jr participa de live do NEPeTeCS com o tema “Pornografia: histórico e vertentes”
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS), coordenado por docentes da Área de Ciências Humanas do DCHE, recebeu em um encontro on-line o Prof. Jorge Leite Jr., do Departamento de Sociologia da UFSCar.
Professora do DCHE lança livro sobre educação infantil
O livro "Eu ainda sou Criança: Educação Infantil e Resistência" será lançado dia 10 de dezembro.
Professora Lucia Lombardi do DCHE publica junto à Profª. Drª. Mirian Celeste Martins (Mackenzie/SP) um Dossiê sobre Arte na Pedagogia, na Revista Eletrônica Trama Interdisciplinar.
Professora Lucia Lombardi do DCHE publica junto à Profª. Drª. Mirian Celeste Martins (Mackenzie/SP) um Dossiê sobre Arte na Pedagogia, na Revista Eletrônica Trama Interdisciplinar. - Os trabalhos nasceram das pesquisas realizadas pelos membros do GPAP - Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia.
Professores do Mestrado em Educação publicam Organização de Livro
Professores do Mestrado em Educação publicam Organização de Livro: Publicado pela Paco Editorial, o volume II de Fundamentos da Educação: recortes discussões. A obra foi organizada pelos professores do Mestrado em Educação da UFSCAR – Sorocaba Prof. Dr. Paulo Gomes Lima (DCHE) e Prof. Dr. Silvio Cesar Moral Marques (DGTH).
Projeto de docente do DCHE elabora material de tecnologia assistiva
O Prof. Paulo Lima – docente do DCHE - coordena um projeto de produção de audiotextos disponibilizados para a comunidade interna e externa. Surgido a partir do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba, o Projeto de Extensão “Produção de Material de Áudio na área de Políticas Públicas da Educação”, caracterizou-se como espaço propício de socialização de Tecnologia Assistiva a estudantes com baixa visão ou que optam por escutar os textos sobre a temática.
Projeto do DCHE lança publicações
O projeto de extensão "+Telecentros: educação, tecnologia e cultura pela inclusão digital", do DCHE, lançou a coleção "Cadernos +Telecentros" e o livro "Novos caminhos da inclusão digital". Os dois trabalhos apresentam um panorama do que foi desenvolvido nos eixos temáticos: Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), Acessibilidade, Dispositivos Móveis, Lixo Eletrônico e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Projeto Mídia e Educação inaugura nova sala
O Projeto Mídia e Educação, ProExt 2013, inaugurou sua nova sala com a primeira sessão do Curta Na Quinta do semestre. O curta exibido foi o Piove, Il Film Di Pio, do diretor Thiago Brandimarte. O Cineclube se reúne todas as quintas-feiras, às 18 horas para assistir e debater sobre produções cinematográficas. SALA ATLAB124
Questões de gênero na produção cultural para crianças
A Profa. Fernanda Theodoro Roveri está oferecendo uma ACIEPE que tem como eixo a compreensão das implicações políticas, sociais e educacionais relacionadas ao conceito de gênero. A atividade busca discutir e problematizar o papel desempenhado pelas pedagogias culturais (filmes, brinquedos, propagandas, literaturas etc.) na construção do corpo, da sexualidade e gênero na infância.
Registros das atividades do Ciclo 50 anos do golpe estão disponíveis
Registros das atividades do Ciclo 50 anos do golpe estão disponíveis
Revista LAPLAGE EM REVISTA publica seu segundo número.
A revista LAPLAGE EM REVISTA acaba de publicar seu segundo número, disponível em http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/issue/view/2. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse. Aguardamos a submissão de vossos trabalhos e agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho.
Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal acontece nos dias 7 e 8 de dezembro. A inscrição de trabalhos vai até 30 de outubro.
O Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal tem por objetivo tratar de questões relacionadas às pesquisas em Ciências Humanas e sua colaboração na análise e elaboração de políticas, assim como os desafios e conquistas metodológicas de integração entre essa área e a utilização de dados armazenados, produzidos e sistematizados em meios digitais. Tal discussão pretende contribuir também com o debate sobre metodologias qualitativas e/ou quantitativas.
"Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários"
O evento "Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários" ocorre dia 16 de outubro e está com inscrições abertas
"Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários"
O evento "Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários" ocorre dia 16 de outubro e está com inscrições abertas
"Seminário de Medidas Socioeducativas da Região de Sorocaba – SP"
O evento “Seminário de Medidas Socioeducativas da Região de Sorocaba – SP: desafios e possibilidades para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei”, realização da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de setembro de 2014 na FUA – Fundação Ubaldino do Amaral em Sorocaba.
Seminários apresentam resultados de pesquisa sobre Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP
Seminários apresentam resultados da pesquisa “Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS): a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de docentes da rede pública estadual”
Simpósio de Fotografia e Atuação Docente.
Como parte do processo de formação artística de pedagogas e pedagogos realizado por meio da disciplina "Metodologia e Prática do Ensino de Arte" do curso de Pedagogia e das atividades do GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, coordenado pelas professoras do DCHE Lucia Lombardi, Izabella Sant´Ana e a professora Luciane Muniz Ribeiro Barbosa da UNICAMP, acontece o "Simpósio de Fotografia e Atuação Docente", oferecido também a estudantes das diversas Licenciaturas, a profissionais da educação das redes públicas estadual e municipal e interessadas/os em geral no tema da fotografia inserida nos processos educativos e na documentação pedagógica.
Sorocaba Lado B: quem é você nessa História?
A atividade Sorocaba Lado B promoveu uma série de eventos durante a semana de aniversário da cidade de Sorocaba: 15 de agosto, com o objetivo de contar a história das lutas sociais da região e que não estão presentes nas fontes "oficiais", mas na memória dos protagonistas, isto é, dos indivíduos, dos movimentos e das organizações sociais.
Trabalho, juventudes e políticas públicas nas periferias: diálogos a partir da pesquisa-ação Coletiva Jovem
Nos próximos dias 19 e 20 de agosto será realizado o seminário Trabalho, juventudes e políticas públicas nas periferias: diálogos a partir da pesquisa-ação Coletiva Jovem (www.coletivajovem.org.br).