Você está aqui: Página Inicial / Notícias / “AS CRIANÇAS TAMBÉM APRENDEM - o papel educativo das pessoas adultas na educação infantil”, convite para encontro com a Professora Agnese Infantino (Universidade Milão Bicocca – Itália)

No próximo dia 08 de junho, das 10h às 12h, o Núcleo de Educação de Estudos da Infância da UFSCar e o Grupo de Estudos a respeito das Crianças e da Educação Infantil (CRIEI/UFSCar), realizará encontro com a Professora Agnese Infantino, estudiosa da Pedagogia da Infância, da Universidade Milão Biccocca (Itália).

Com livro recém lançado no Brasil, pela editora Pedro e João,  a professora Agnese em seu trabalho infere que as crianças com seu comportamento colocam interrogações importantes ao mundo dos adultos, uma vez que “Solicitam atenção e escuta da complexidade dos modos em que, em situações concretas de pesquisa, vivem experiências de aprendizagem e realização de projetos partilhados no grupo dos pares, manifestam a capacidade de perseguir objetivos comuns e de enfrentar gradualmente obstáculos e problemas que se entrepõem à sua realização, inventando soluções que exploram e otimizam ao máximo aquilo que o ambiente coloca a sua disposição.” Nosso convite é para conhecer a pesquisa da professora e ao mesmo tempo, ampliar nossas referências e discussão em torno da temática.

Na atividade, a mediação será da professora Sálua Domingos Guimarães, do Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba). Já a profa. Maria Aparecida Antero Correia - Universidade Federal de Rondônia, fará a facilitação entre a língua italiana e o português que falamos aqui no Brasil.

As vagas são limitadas, o encontro será online e gratuito. As inscrições serão realizadas por formulário, com o link: https://forms.gle/QkkygmfAKa6NBXbJ9.

Haverá certificação para os presentes na atividade síncrona.

Essa ação é a primeira da série 2022: “Núcleo Com-Vida”,  ciclo de diálogos e conhecimentos a respeito das crianças e da Educação Infantil, que ocorrerá uma vez por mês, virtualmente, e que é um o convite para pensar e realizar processos formativos, buscando promover circulação de conhecimentos e práticas na áreas da educação infantil e estudos da infância, a partir do encontro com professoras/professores, pesquisadoras/pesquisadores e outros profissionais que se dedicam ao complexo movimento de educação das crianças, considerando, principalmente, as condições e urgências que nossa realidade atual exige. Contamos, nesse encontro, com a colaboração na organização do Professor Flavio Santiago, pós-doutorando FEUSP e docente na prefeitura de Ribeirão Bonito.

Sua presença é bem vinda!

Referência:

Agnese Infantino [Org.]
As crianças também aprendem: o papel educativo das pessoas adultas na
educação infantil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 249p. 14 x 21 cm. ISBN: 978-65-5869-777-0 [Impresso]