Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Convite para o quarto encontro do ciclo de debates - Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente

Convite para o quarto encontro do ciclo de debates - Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente

O ciclo de debates "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" terá sua continuidade no próximo dia 17 de maio de 2022, às 14 horas (horário de Brasília), com o tema Infâncias e Educação Infantil, políticas públicas e formação docente pensando as crianças pequenas desde bebês. Haverá apresentação e debate com a Profa. Angela Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

A ação ocorre no âmbito da pós graduação, mas é convite aberto a quem se interessa pelo tema. Nossos encontros estão abordando as infâncias e a Educação Infantil em proposta de interface entre formação e pesquisa, observando, dentre outros temas, metodologia de pesquisa com crianças e na Educação Infantil; os contextos educativos, os processos implicados na Educação das crianças e na formação docente e as especificidades da infância, ancorada em discussões teóricas pautadas principalmente no campo teórico dos Estudos da Infância e de Pedagogia(s) para a Educação Infantil. A atividade tem formato de aula aberta e participativa, gratuita, sendo necessária inscrição prévia. A organização é do Núcleo de Educação e Estudos da Infância – UFSCar.

 

A respeito da convidada

Angela Maria Scalabrin Coutinho

Pedagoga e Mestre em Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, com pós-doutorado em Gestão da Política Pública na Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná. Foi professora visitante na Université Paul Sabatier - Toulouse, França. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Professora da linha de pesquisa "Diversidade, diferença e desigualdade social em Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Vice-presidente Sul da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro do Research Committee 53 - Sociology of Childhood da International Sociological Association (ISA) e do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB). Foi coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em creche, sociologia da infância, polícias públicas e educação infantil, desigualdades sociais e educacionais, avaliação na educação infantil.

Sugestões para leitura

COUTINHO, Angela Scalabrin; CARDOSO, Cintia. A educação e o cuidado dos bebês na pandemia: uma análise a partir das relações geracionais, raciais e de gênero. Zero-a-seis, v. 23, p. 175-194, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79001.

COUTINHO, Ângela Scalabrin; ALVES, Thiago. Desigualdade de acesso à Educação Infantil: uma análise da meta 1 do PNE na região metropolitana de Maringá. Educar em Revista, v. 35, p. 194-217, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/cgQKG6DnX4kgSYRLN4CXX8J/?format=pdf&lang=pt

COUTINHO, Angela Scalabrin. As políticas para a educação de crianças de 0 a 3 anos no Brasil: avanços e (possíveis) retrocessos. Laplage em revista, v. 3, n. 1, p. 19-28, 2017. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/282

 

Para quem se interessar, o link para o formulário de inscrição para o dia 10 de maio é: https://forms.gle/XyHKo2MDZ2DBJQ5d9.

Haverá certificação (por encontro). As vagas são limitadas.

Contamos com sua presença!