Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Convite para o quinto encontro do ciclo de debates - Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente

O ciclo de debates "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" terá seu último encontro no próximo dia 24 de maio de 2022, às 14 horas (horário de Brasília), com tema Infâncias, crianças e educação: tempos e espaços habitados. Haverá apresentação e debate com a Profa. Marcia Gobbi, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e Fernanda Leal, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Nossos encontros estão abordando as infâncias e a Educação Infantil em proposta de interface entre formação e pesquisa, observando, dentre outros temas, metodologia de pesquisa com crianças e na Educação Infantil; os contextos educativos, os processos implicados na Educação das crianças e na formação docente e as especificidades da infância, ancorada em discussões teóricas pautadas principalmente no campo teórico dos Estudos da Infância e de Pedagogia(s) para a Educação Infantil. A atividade tem formato de aula aberta e participativa, gratuita, sendo necessária inscrição prévia. A organização é do Núcleo de Educação e Estudos da Infância – UFSCar.

A respeito das convidadas

Marcia Aparecida Gobbi

Possui graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Educação, na área de Ciências Sociais, Cultura e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando na licenciatura em Ciências Sociais e Pedagogia e junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente dedica-se a investigar crianças e mulheres e suas relações em luta por moradia na cidade de São Paulo e movimentos sociais urbanos. Atua em formação de professores e professoras e ensino de sociologia.com ênfase em práticas e metodologia do ensino de Sociologia. Bolsista produtividade CNPq. Coordena diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente coordena o grupo de pesquisas Crianças, práticas urbanas, gênero e imagens.

Fernanda de Lourdes Almeida Leal

Professora da Universidade Federal de Campina Grande, onde atua na Unidade Acadêmica de Educação - graduação e Pós-graduação;

Psicóloga, Mestre em Comunicação e Semiótica e Doutora em Ciências Sociais;

Pesquisadora com interesse nos temas da Educação do Campo, Educação Infantil do Campo, Educação Infantil, crianças e Infâncias;

Líder do Grupo de Pesquisa Grão (CNPq/UFCG);

Membro do FAPEI - Fórum do Agreste Paraibano de Educação física, vinculado ao MIEIB.

Sugestões para leitura

• GOBBI, Marcia Aparecida. Quando limpam com fogo, como ficam as crianças? Vidas abreviadas, vidas breves. Educação e Pesquisa. 2019, v. 45, e213815. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945213815.
  • GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos. “Vó na ocupação”: na cidade, cuidados e deslocamentos nas margens do Estado e as insubmissões cotidianas. In: GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; SEIXAS, Eunice Castro; TOMÁS, Catarina (Orgs.). O direito das crianças à cidade: perspectivas desde o Brasil e Portugal. São Paulo: FEUSP, 2022, p. 260 - 289. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/804/715/2641.
  • WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. O campesinato brasileiro: uma história de resistência. Revista de Economia e Sociologia Rural. 2014, v. 52, suppl 1, pp. 25-44. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-20032014000600002.
  • LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida; CAMPOS, Kátia Patrício Benevides; SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de. Viver a pandemia na zona rural do Cariri Paraibano: conversas com crianças. In: LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida; CAMPOS, Kátia Patrício Benevides (Orgs.). O que as pesquisas com e sobre crianças podem nos dizer em tempos de crise?. Campina Grande-PB: Editora da Universidade Estadual da Paraíba. 2022, p. 95 - 117.

Leitura complementar

GOBBI, Marcia. Ocupações e infância: crianças, luta por moradia e culturas infantis na cidade de São Paulo. Crítica Educativa: UFSCar, Sorocaba, v. 2, n. 2, p. 9-24, jul./dez.2016.

Para quem se interessar, o link para o formulário de inscrição para o dia 10 de maio é: https://forms.gle/tAvXiKnXbRdZVQPF9.

Haverá certificação (por encontro). As vagas são limitadas.

Contamos com sua presença!