Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entrevista com Dr. Luiz Sampaio, médico do Ambulatório da UFSCar Sorocaba

Entrevista com Dr. Luiz Sampaio, médico do Ambulatório da UFSCar Sorocaba

Leiam a entrevista com o Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto, sobre a pandemia COVID-19 e seus impactos na comunidade acadêmica.
Entrevista com Dr. Luiz Sampaio, médico do Ambulatório da UFSCar Sorocaba

Crédito da imagem: Jornal Cruzeiro do Sul

Site DCHE: Como o senhor está vendo a interrupção das atividades acadêmicas docampus da UFSCar-Sorocaba?
Dr. Luiz Sampaio: Acho que a interrupção é um mal necessário. Infelizmente, tendo em vista o ineditismo da situação, a velocidade do contágio e a ausência de anticorpos na população geral, pois esta é uma infecção por um vírus cujas mutações o deixaram diferente de outros, e não tivemos ainda a exposição e o tempo necessário para elaborar a resposta imune. Ademais, os casos graves (que percentualmente não são tantos) necessitam de prolongado suporte de respiradores para ventilação mecânica e isso se faz em ambiente de UTI, impedindo o acesso de muitas das pessoas que necessitarão de ventilação mecânica simultaneamente. Por tudo isso, o distanciamento social neste momento parece ser cientificamente a melhor conduta para atenuar o número de casos graves.

Site DCHE: Que conselhos o senhor dá à nossa comunidade, neste momento?
Dr. Luiz Sampaio: Fiquem em casa!

Site DCHE: Está sendo feito algum atendimento de emergências (presencial ou a distância)?
Dr. Luiz Sampaio: Recebo frequentemente mensagens de questões e pedidos de orientações de como se conduzir frente à pandemia. Procuro responder e orientar remotamente.

Site DCHE: Quais os contatos aos quais a comunidade da UFSCar pode recorrer?
Dr. Luiz Sampaio: Temos o acesso por telefone do PROACE (32297462), que teve o direcionamento de ligações desviado para um dos membros da equipe e meu email lfsampaio@ufscar.br.

Muita saúde e cuidem-se!!!

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (1983), Mestrado em Medicina (Ginecologia) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1988) e Doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo - USP (1997). Atualmente é Professor Titular de Ginecologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Vice-Diretor da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba da PUCSP e Diretor Administrativo do Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUCSP de 2002 até 2009. Foi Presidente da Regional Sorocaba/Botucatu/Vale do Ribeira da SOGESP, Vice-presidente da Unimed de Sorocaba e Diretor Clínico do Hospital Dr Miguel Villa Nova Soeiro de Sorocaba. Vice-Coordenador do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da PUCSP de 2009 - 2011. Foi Vice-Coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados - Educação nas Profissões da Saúde - Mestrado Profissional nos períodos de 2011-13 (1º mandato) e 2013-15 (2º mandato) e 2015-2017 (3º mandato). Eleito Diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde para o mandato de 2017 - 2021. Aprovado em Concurso Público para o cargo de Médico Ginecologista do Campus Sorocaba da UFSCar, onde exerce atividades assistenciais em tocoginecologia para a comunidade do campus desde então. Tem experiência na área de Tocoginecologia, com ênfase em Ginecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dst, anticoncepção, endocrinologia ginecológica, climatério e ensino médico.