Você está aqui: Página Inicial / Notícias / ACIEPE “Relações étnico-raciais e organização do trabalho pedagógico na perspectiva antirracista: leituras e escrevivências”

A proposta se soma a ações de combate ao racismo, a luta pela construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Reconhecendo a educação escolar como lugar ambíguo onde as relações raciais desiguais ainda se reproduzem faz-se necessário transformar, descolonizar os currículos e as práticas pedagógicas.

A formação de profissionais da educação, inicial e continuada, na perspectiva antirracista, decolonial e afrocentrada serão objetivos dos encontros em que serão realizados, na forma de grupo de estudos, com a discussão de textos e de experiências relacionadas ao tema em tela. As reflexões também envolverão a elaboração de narrativas - oralidades - escrevivências, seu compartilhamento e discussão crítica. Entre os temas de estudos estão colonialidade e decolonialidade epistemológica; branqueamento e branquitude;  afroperspectiva e afrocentricidade; Práticas pedagógicas e educação das relações étnico-raciais. Os encontros, quinzenais, de forma remota (googlemeet) terão início dia 23/08, as 19h30. As pesquisadoras e pesquisadores do ETNS – Grupo de Pesquisa Educação, territórios negros e saúde, liderado pela Profa. Dra. Rosana Batista Monteiro, coordenarão as atividades. Conheça o ETNS: