Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Núcleo de Educação e Estudos da Infância convida para encerramento de curso.

Núcleo de Educação e Estudos da Infância convida para encerramento de curso.

O curso “Crianças em deslocamento: infâncias, migração e refúgio”, chega a seu final com aula no dia 10/11/2021, 18h, contando com as professoras Katia Norões e Maria Walburga dos Santos e o professor Flavio Santiago, responsáveis pelo curso e que abordarão o tema “Escuta, Legislação e Conceitos”.

 

A aula fecha o ciclo de cinco encontros que discutiram e refletiram situações, demandas, políticas e educação de crianças que estão ou vivem em deslocamentos em condições várias. Nesse último encontro, a intenção é trabalhar conceitos em torno do tema, legislação em contexto brasileiro, atentando à escuta e pesquisas atuais.

Apresentando a organização, Kátia Norões é professora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Paranaíba e na Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva da Universidade Federal do ABC. Doutora e mestra em Educação e Ciências Sociais, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Vistiting graduate researcher em Social Sciences & Comparative Education, na University of California-Los Angeles. Especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui experiência em docência e em gestão na educação básica; docência no ensino superior (público e privado) e em projetos desenvolvidos por Organizações não Governamentais (Educafro, Alfabetização Solidária e Mova). Pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento nas áreas das ciências humanas nos seguintes temas: equidade e acesso ao ensino superior; ações afirmativas; educação para as relações étnico-raciais; Infâncias; migrações internacionais e educação, Sociologia da Educação, Políticas Públicas e Sociais, Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Educação Popular; e Pedagogia Universitária.

O professor Flávio Santiago é docente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com estágio na Università degli Studi di Milano Bicocca, Itália. É especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela UNIMAIS, pedagogo pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, licenciado em Geografia pela Faculdade Única. Atualmente realiza pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), junto ao Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação - USP, é pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/ USP).

Já Maria Walburga dos Santos é professora associada da UFSCar, campus Sorocaba, atuando na graduação e pós graduação em Educação, além de coordenadora do Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar) e do CRIEI - grupo de pesquisa a respeito das crianças, da infância e da educação infantil, com mestrado e doutorado em educação, e pós doutorado recém concluído na Sorbonne Nord (Paris XIII), laboratoire EXPERICE.

O curso “Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio”, ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) espera ter contribuído com o  fomento de reflexões e a ampliação da discussão em torno da diversidade/diferença na educação básica e sobre garantias de direitos fundamentais e humanos das crianças em contextos de deslocamentos. Essa ação formativa conta com o apoio do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha (UNIFESP), dos grupos de pesquisa Laroye (UNIFESP), GEPSI (USP) e Gitaka (UNIRIO), do coletivo NUMDI, do Instituto Federal (Mato Grosso) e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Não há vagas para novos participantes, porém as aulas ficarão disponíveis no youtube, pelos canais do Núcleo (https://www.youtube.com/channel/UC4ye1j9d5UXPsLxZwaRDKGw) e do grupo de pesquisa Laroyê/Unifesp (https://www.youtube.com/channel/UCY7evP4ZVxfUi3eBwCQEJ0g).

Reforçamos o convite à participação e divulgação, lembrando que somente as pessoas que tiveram sua inscrição validada e cumprirem com as demandas do curso, serão certificadas.