Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) convida para segunda aula do curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio.

O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio”, ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago, continua com sua programação no próximo dia 14/10/2021. O curso visa fomentar reflexões e a ampliação da discussão sobre a diversidade na educação básica e sobre garantias de direitos fundamentais e humanos das crianças em contextos de deslocamentos.

O tema dessa quinta feira é “Geografia, infância e migração” e a condução será da professora Soraya Conde (UFSC) e do professor Jader Janer Moreira Leite (UFJF), que tratarão de questões históricas e alguns pontos que envolvem a vivência espacial das crianças em movimentos, abordando também elementos mais contemporâneos, com bases na pesquisa desenvolvida em estágio pós-doutoral realizada nos Estados Unidos pela professora Soraya.

O professor Jader Janer é graduando em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado pela mesma instituição, doutorado pela Universidade Federal Fluminense e pós doutorado pela Universidade de Siegen, Alemanha É pesquisador da FAPERJ, do CNPq e CAPES, sendo coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Foi vice coordenador do GT de Educação de Crianças de 0 a 7 anos da ANPED. Tem experiência na área de Geografia e Educação, Educação Infantil, Crianças e Infâncias, Desenvolvimento Humano e psicologia Histórico-cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia - ensino/aprendizagem, Geografia da Infância e das Crianças, Educação Infantil, Desenvolvimento humano e Psicologia Histórico-cultural. Já a professora Soraya Franzoni Conde, é professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e dos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGE/UFSC) e em Serviço Social (PPGSS/UFSC), tendo atuado como professora visitante no Programa de Pós Graduação em Psicologia e Educação Urbana da City University of New York. Coordenou e sub-coordenou o Programa de Pós Gradação em Educação da UFSC entre 2018 e 2020. Também foi chefe do Departamento de Estudos Especializados em Educação da UFSC entre 2017 e 2018. É pós doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela City University of New York, doutora em Educação e mestre em Sociologia Política pela UFSC, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa. Graduada em Pedagogia com experiência na educação infantil e na formação de professores da infância e da área Trabalho e Educação. Realizou doutorado sanduíche em Portugal. Coordenou vários Projetos de Extensão, como Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, o Programa Nacional Extensionista de Cultura, Artes e Infância e o Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. É membro do Histedbr/ UNICAMP, da ANPED e da AERA. Pesquisadora e membro do Núcleo de Estudos Sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT) desde 2002, onde lidera o Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Infância (GETEI). A mediação dessa aula será realizada pela professora Maria Walburga dos Santos (UFSCar).

Essa ação formativa conta com o apoio do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha (UNIFESP), dos grupos de pesquisa Laroye (UNIFESP), GEPSI (USP) e Gitaka (UNIRIO), do coletivo NUMDI, do Instituto Federal (Mato Grosso) e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

As vagas foram totalmente preenchidas, mas, devido à grande procura, as aulas ficarão disponíveis no youtube, pelos canais do Núcleo (https://www.youtube.com/channel/UC4ye1j9d5UXPsLxZwaRDKGw) e do grupo de pesquisa Laroyê/Unifesp (https://www.youtube.com/channel/UCY7evP4ZVxfUi3eBwCQEJ0g). Essa atividade de extensão está sendo apoiada pela

Reforçamos o convite à participação e lembramos que somente as pessoas que tiveram sua inscrição validada e cumprirem com as demandas do curso, serão certificadas.