Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio

Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) convida para terceira aula do curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio, 28/10/2021, 18h. Nessa quinta-feira, 28/10/2021, 18h, daremos continuidade ao curso “Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio”, com o tema é “Comunidades, redes, direito à cidade e Educação” contando com o Professor Paulo Illes e a Profa. Adriana Carvalho como docentes.

A professora Adriana Carvalho é pedagoga, historiadora, mestra em história (USP) e doutora em Educação (Mackenzie) e atua como coordenadora pedagógica na rede municipal de São Paulo. O professor Paulo Illes é coordenador da rede sem fronteiras, representante externo da organização para uma cidadania universal, Paris. Trabalhou na coordenação de políticas para migrantes de São Paulo, sendo sócio fundador e presidente do CDHIC de São Paulo e da Diáspora Sem Fronteiras, Lisboa. A condução do encontro será de responsabilidade da Profa. Dra. Katia Norões.

O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio” é ofertado peloNúcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago e visa fomentar reflexões e a ampliação da discussão sobre a diversidade na educação básica e sobre garantias de direitos fundamentais e humanos das crianças em contextos de deslocamentos. Essa ação formativa conta com o apoio do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha (UNIFESP), dos grupos de pesquisa Laroye (UNIFESP), GEPSI (USP) e Gitaka (UNIRIO), do coletivo NUMDI, do Instituto Federal (Mato Grosso) e da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). As vagas foram totalmente preenchidas, porém, devido à grande procura, as aulas ficarão disponíveis no youtube, pelos canais do Núcleo

(https://www.youtube.com/channel/UC4ye1j9d5UXPsLxZwaRDKGw) e do grupo de pesquisa Laroyê/Unifesp
(https://www.youtube.com/channel/UCY7evP4ZVxfUi3eBwCQEJ0g).

Atenção: haverá ainda dois encontros, agendados para o dia 05/10/2001, com a profa. Dra. Alice Sophie Sarcinelli, pesquisadora no Centre Norbert Elias, França, 9h30; e para o dia 10/11/2021, 18h, com Katia Norões, Flavio Santiago e Maria Walburga dos Santos.

Reforçamos o convite à participação e divulgação, lembrando que somente as pessoas que tiveram sua inscrição validada e cumprirem com as demandas do curso, serão certificadas.