Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias

Notícias

DCHE abre processo seletivo para professor substituto

DCHE abre processo seletivo para professor substituto

O Departamento de Ciências Humanas e Educação – DCHE – Ufscar campus Sorocaba abre processo seletivo para professor/a substituto/a na área de Educação, sub-área: Educação, política e sociedade; Educação de jovens e adultos; Estágio Supervisionado na EJA; Educação não escolar. O regime é de 20h e o requisito é Doutorado em Educação. As inscrições vão de 27/09/21 a 08/10/21 pelo site concursos.ufscar.br - Processo 093/21.

DCHE abre processo seletivo para professor substituto - Leia mais…

Seminários apresentam resultados de pesquisa  sobre Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP

Seminários apresentam resultados de pesquisa sobre Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP

Seminários apresentam resultados da pesquisa “Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS): a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de docentes da rede pública estadual”

Seminários apresentam resultados de pesquisa sobre Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP - Leia mais…

Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso de extensão

Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso de extensão

O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio”, ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago, é uma oportunidade para a formação continuada de professores/as e demais profissionais envolvidos(as) com o tema das migrações e refúgio relacionado a infância, crianças e jovens.

Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso de extensão - Leia mais…

IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância UFSCar

IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância UFSCar

Convidamos toda comunidade para participação na comemoração da IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar, programa e espaço dedicado à infância, educação infantil e estudos da infância vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação – DCHE/UFSCar – campus Sorocaba.

IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância UFSCar - Leia mais…

ACIEPE “Relações étnico-raciais e organização do trabalho pedagógico na perspectiva antirracista: leituras e escrevivências”

ACIEPE “Relações étnico-raciais e organização do trabalho pedagógico na perspectiva antirracista: leituras e escrevivências”

A proposta se soma a ações de combate ao racismo, a luta pela construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Reconhecendo a educação escolar como lugar ambíguo onde as relações raciais desiguais ainda se reproduzem faz-se necessário transformar, descolonizar os currículos e as práticas pedagógicas.

ACIEPE “Relações étnico-raciais e organização do trabalho pedagógico na perspectiva antirracista: leituras e escrevivências” - Leia mais…

“De onde viemos, onde estamos e para onde vamos” – 30 anos do NEAB.UFSCar

“De onde viemos, onde estamos e para onde vamos” – 30 anos do NEAB.UFSCar

Neste ano de 2021 o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos - NEAB.UFSCar completa 30 anos de história!

“De onde viemos, onde estamos e para onde vamos” – 30 anos do NEAB.UFSCar - Leia mais…

Convite para aula aberta  e vagas remanescentes do curso de extensão: Diálogos freireanos - experiências nos contextos da infância

Convite para aula aberta e vagas remanescentes do curso de extensão: Diálogos freireanos - experiências nos contextos da infância

Convidamos a todos/as/es para a aula aberta com a presença de Sônia Larrubia Valverde e Célia Serrão no curso Diálogos freireanos - experiências nos contextos da infância com o tema Políticas para a Educação Infantil: inspirações e diálogos com Paulo Freire.

Convite para aula aberta e vagas remanescentes do curso de extensão: Diálogos freireanos - experiências nos contextos da infância - Leia mais…

Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância

Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância

Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) em conjunto ao coletivo Parque da Resistencia (São Paulo capital) promovem o curso de extensão (atualização): Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância, em comemoração ao centenário de Paulo Freire

Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância - Leia mais…

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO EXTENSÃO “PRÁTICAS EDUCATIVAS, NATUREZA E INFÂNCIAS”

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO EXTENSÃO “PRÁTICAS EDUCATIVAS, NATUREZA E INFÂNCIAS”

De 19 à 24/04/21, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) receberá inscrições para o curso de extensão "Práticas Educativas, Natureza e Infâncias”, na modalidade de atualização e realizado virtualmente pela plataforma google Meet, no período de 27/04 à 25/05/21, as terças feiras.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO EXTENSÃO “PRÁTICAS EDUCATIVAS, NATUREZA E INFÂNCIAS” - Leia mais…

Encerramento da atividade de extensão "Educação Infantil numa perspectiva inclusiva"

Encerramento da atividade de extensão "Educação Infantil numa perspectiva inclusiva"

No dia 08 de abril, das 16h às 18h30, será realizado o último encontro do curso de extensão “Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva”, promovido pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar campus Sorocaba, espaço vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).

Encerramento da atividade de extensão "Educação Infantil numa perspectiva inclusiva" - Leia mais…

Evento de Iniciação Científica

Evento de Iniciação Científica

Entre os dias 01/03 e 04/03 serão realizados o 27º Congresso de Iniciação Científica e o 12º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Evento de Iniciação Científica - Leia mais…

Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos, perspectivas, conteúdo e método

Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos, perspectivas, conteúdo e método

O curso de extensão “Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos, perspectivas, conteúdo e método” é oferecido aos professores e professoras da região de Sorocaba/SP.

Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos, perspectivas, conteúdo e método - Leia mais…

Encontro com nossa Biblioteca: valor cultural e afetivo dos atos de pesquisar e ler”

Encontro com nossa Biblioteca: valor cultural e afetivo dos atos de pesquisar e ler”

Você sabe como fazer seus levantamentos bibliográficos e conhece os procedimentos para estudar melhor e realizar sua pesquisa? A equipe da Biblioteca Campus Sorocaba - B-So UFSCar vai apresentar a Biblioteca Virtual da Pearson (BV), o catálogo da Biblioteca, onde vocês podem ter acesso às Normas da ABNT; o Repositório Institucional; o Portal de Periódicos CAPES e o próprio site da B-So, que é onde as informações ficam concentradas.

Encontro com nossa Biblioteca: valor cultural e afetivo dos atos de pesquisar e ler” - Leia mais…

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO COM A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO COM A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

De 22/02/2021 a 26/02/2021, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) receberá inscrições para o curso de extensão "Educação infantil numa perspectiva inclusiva”, na modalidade de atualização e realizado virtualmente, no período de 04/03/2021 a 08/04/2021.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO COM A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA - Leia mais…

 "O circo da miséria"

"O circo da miséria"

Não percam "O maior desespetáculo da Terra", o "Circo da Miséria", que através do humor e da crítica trata da vida da população em situação de rua.

"O circo da miséria" - Leia mais…

“Leituras em Educação e Infâncias: escritos que nos inspiram”

“Leituras em Educação e Infâncias: escritos que nos inspiram”

A atividade de integração entre ensino, pesquisa e extensão (ACIEPE) “Leituras em Educação e Infâncias: escritos que nos inspiram” será realizada virtualmente, entre 10 de novembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021, às terças-feiras, das 9h30 às 13h.

“Leituras em Educação e Infâncias: escritos que nos inspiram” - Leia mais…

III Simpósio de Arte Afro-brasileira

III Simpósio de Arte Afro-brasileira

No dia 20 de outubro de 2020, às 19 horas, será realizado o III Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba. O evento tem como tema "O que vai do ateliê do/da artista negro/a para o mundo?"

III Simpósio de Arte Afro-brasileira - Leia mais…

DCHE oferece disciplinas para os três blocos letivos

DCHE oferece disciplinas para os três blocos letivos

O Conselho Departamental do DCHE aprovou a oferta das disciplinas a serem oferecidas em modo remoto no segundo semestre de 2020. Conforme orientação da ProGrad, as disciplinas estão organizadas em três blocos, com períodos diferentes de realização. Confira a tabela de disciplinas ofertadas nos Blocos A e C e documentos orientadores da ProGrad.

DCHE oferece disciplinas para os três blocos letivos - Leia mais…

Ciclo de Debates – A Educação de Jovens e Adultos – para além dos muros da escola

Ciclo de Debates – A Educação de Jovens e Adultos – para além dos muros da escola

O Professor Paulo Lima, docente do DCHE, é parceiro organizador deste Ciclo de Debates, cujo objetivo é dar prosseguimento ao projeto de debate sobre as políticas públicas de educação e fazer um recorte sobre a alfabetização e analfabetismo.

Ciclo de Debates – A Educação de Jovens e Adultos – para além dos muros da escola - Leia mais…

Pandemia, educação a distância e mercantilização do ensino

Pandemia, educação a distância e mercantilização do ensino

As mudanças que vem ocorrendo no ensino superior no momento de pandemia, em grande medida, intensificam os processos de mercantilização do ensino superior, já em curso há um longo tempo. Para conversar sobre este cenário, o Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia de Sorocaba (ABRAPSO) organizou uma live, que foi mediada pelo docente do DCHE Marcos Garcia

Pandemia, educação a distância e mercantilização do ensino - Leia mais…

DCHE compõe comissão para estudar proposta de retomada de atividades

DCHE compõe comissão para estudar proposta de retomada de atividades

Representantes das três áreas do DCHE compõem a comissão que vai se debruçar sobre a minuta de proposta para retomada das atividades regulares dos cursos de graduação elaborada pelo GT Planejamento, instituído pelo ATO Administrativo ProGrad no 15, de 14 de maio de 2020. A partir dessa primeira análise o Conselho Departamental irá debater o documento.

DCHE compõe comissão para estudar proposta de retomada de atividades - Leia mais…

Prof. Jorge Leite Jr participa de live do NEPeTeCS com o tema “Pornografia: histórico e vertentes”

Prof. Jorge Leite Jr participa de live do NEPeTeCS com o tema “Pornografia: histórico e vertentes”

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS), coordenado por docentes da Área de Ciências Humanas do DCHE, recebeu em um encontro on-line o Prof. Jorge Leite Jr., do Departamento de Sociologia da UFSCar.

Prof. Jorge Leite Jr participa de live do NEPeTeCS com o tema “Pornografia: histórico e vertentes” - Leia mais…

Projeto de docente do DCHE elabora material de tecnologia assistiva

Projeto de docente do DCHE elabora material de tecnologia assistiva

O Prof. Paulo Lima – docente do DCHE - coordena um projeto de produção de audiotextos disponibilizados para a comunidade interna e externa. Surgido a partir do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba, o Projeto de Extensão “Produção de Material de Áudio na área de Políticas Públicas da Educação”, caracterizou-se como espaço propício de socialização de Tecnologia Assistiva a estudantes com baixa visão ou que optam por escutar os textos sobre a temática.

Projeto de docente do DCHE elabora material de tecnologia assistiva - Leia mais…

Docente do DCHE fala sobre concepções de Paulo Freire na Educação Ambiental

Docente do DCHE fala sobre concepções de Paulo Freire na Educação Ambiental

Juliana Rezende Torres, docente do DCHE e pós-doutoranda na UFSC, participou de live sobre Educação Ambiental Crítico-Freireana para alunos do IFSC São José - especialização em Educação Ambiental e licenciaturas em Ciências Naturais.

Docente do DCHE fala sobre concepções de Paulo Freire na Educação Ambiental - Leia mais…

 Moção de Indignação à Definição de “Áreas Prioritárias” e em Defesa do Investimento em Ciência no Brasil

Moção de Indignação à Definição de “Áreas Prioritárias” e em Defesa do Investimento em Ciência no Brasil

Conselho do DCHE subscreve Moção que manifesta preocupação frente aos critérios adotados pelo CNPq para as chamadas dos programas de iniciação científica e tecnológica. A moção, redigida por uma comissão do COICT, da qual a Profa Vanda Aparecida Silva fez parte, reúne-se a manifestações de diversas associações científicas e universidades.

Moção de Indignação à Definição de “Áreas Prioritárias” e em Defesa do Investimento em Ciência no Brasil - Leia mais…

Grupo de Estudos promove live sobre Literatura Infantil e educação antirracista

Grupo de Estudos promove live sobre Literatura Infantil e educação antirracista

O Grupo de Estudos Educação, Territórios negros e Saúde - ETNS/UFSCar (do qual a docente do DCHE Rosana Batista Monteiro é coordenadora),o Canal Vozes Negras e a Unegro-Sorocaba organizaram uma live sobre o tema Literatura Infantil e educação antirracista.

Grupo de Estudos promove live sobre Literatura Infantil e educação antirracista - Leia mais…

Docentes do DCHE e do PPGEd divulgam resultado de pesquisa

Docentes do DCHE e do PPGEd divulgam resultado de pesquisa

Participantes da Pesquisa sobre condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba-SP) durante o afastamento social provocado pelo Coronavírus apresentaram para o Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, em evento on-line do último 26 de maio.

Docentes do DCHE e do PPGEd divulgam resultado de pesquisa - Leia mais…

Docentes apresentam resultado de pesquisa no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba

Docentes apresentam resultado de pesquisa no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba

Docentes do Departamentos de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba produziram uma pesquisa sobre o coronavírus e educação na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba). Os resultados serão apresentados no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO).

Docentes apresentam resultado de pesquisa no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba - Leia mais…