Notícias
"Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" Convite para o terceiro encontro ciclo de debates
O ciclo de debates "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" terá sua continuidade no próximo dia 10 de maio de 2022, às 14 horas (horário de Brasília), com tema Infâncias e Educação Infantil – questões curriculares e propostas pedagógicas na creche. Haverá apresentação e debate com a Profa. Sara Barros Araújo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE – P. Porto/Portugal).
IV Encontro de Teorias e Práticas Pedagógicas e II Seminário de Especialização em Educação Infantil, 27 de agosto de 2016, 8 às 18h.
O “Encontro de Teorias e Práticas em Educação Infantil” é um espaço para discussões e articulações entre os estudos teóricos e as práticas nas creches e pré-escolas. Este ano o evento ocorrerá dia 27 de agosto, das 8 às 18h.
IV Encontro dos Surdos na UFSCar Sorocaba: O olhar na educação
O IV Encontro dos Surdos na UFSCar Sorocaba: O olhar na educação aconteceu no dia 20 de setembro, no campus da UFSCar-Sorocaba. Coordenado pela Profa Teresa Cristina Leança, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).
IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância UFSCar
Convidamos toda comunidade para participação na comemoração da IV Primavera do Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar, programa e espaço dedicado à infância, educação infantil e estudos da infância vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação – DCHE/UFSCar – campus Sorocaba.
Jornada “Que realidade é essa?” recebe especialista em combate ao trabalho infantil em Sorocaba
Palestra gratuita e aberta ao público será oferecida no dia 11 de junho, no Núcleo em Educação e Estudos da Infância, no Central Parque
Ladislau Dowbor vem a Sorocaba para lançar "A Era do Capital Improdutivo"
A “Jornada que realidade é essa?”, realizada pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar, com apoio do SMetal, promoverá o encontro com o economista e professor da PUC/SP, Ladislau Dowbor, nesta terça-feira, dia 21, às 19h, no auditório do sindicato. Dowbor é autor de diversos livros, entre eles “A Era do Capital Improdutivo”, que estará à venda no local.
Lançamento colaborativo e gratuito do documentário: "A Descoberta do Mundo - um filme sobre a vida e obra de Clarice Lispector", dirigindo por Taciana Oliveira.
Lançamento colaborativo e gratuito do documentário: "A Descoberta do Mundo - um filme sobre a vida e obra de Clarice Lispector", dirigindo por Taciana Oliveira. A Descoberta do Mundo é um projeto que aborda a vida e obra da escritora Clarice Lispector sendo composto pela produção de dois audiovisuais: um documentário e uma ficção.
LANÇAMENTO COLEÇÃO OBA-OBÁ!
No dia 22 de junho de 2023, o Núcleo de Educação Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar e o Grupo de Pesquisas a Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos Da Infância (CRIEI/UFSCar) realizam o lançamento da coleção Oba-Obá! Contando com 3 obras até o momento, convidamos a todas as pessoas a conhecerem os temas, organizadoras/es dos livros e os próximos lançamentos. Contamos com vocês virtualmente, a partir das 19h, no canal do Núcleo: https://youtube.com/live/jGgsivx8pzc.
Lançamento de livro sobre a temática negra no dia da África (25/05).
No dia 25 próximo, Dia da África, será lançado o livro “Educação das relações étnico-raciais: apontamentos críticos e a realidade da região de Sorocaba”. O evento ocorrerá, a partir das 18h30, no Campus Sorocaba da UFSCar (Rodovia João Leme dos Santos / SP-264, Km 110, Bairro do Itinga, Sorocaba/SP) e contará com atividades artísticas e culturais.
Lançamento do livro "Lutas sociais em Sorocaba/SP ontem e hoje: Greve Geral de 1917, embate antifascista de 1937 e mobilizações atuais".
Organizado pelo Prof. Dr. Marcos Francisco Martins, docente da UFSCar Campus Sorocaba. A obra tem o objetivo de contar a história da greve geral de 1917 e as que se efetivaram em 2017, particularmente retratando a repercussão que tiveram em Sorocaba/SP.
Marcha das Margaridas é tema de encontro da Jornada UFSCar/SMetal
As Margaridas vão à capital federal se manifestar sob o lema “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”
Mensagem da chefia do DCHE
Chefia do DCHE se pronuncia a respeito do momento que toda a comunidade enfrenta neste momento e seus impactos no Departamento
Mesa redonda "Catalisando a Diversidade na Ciência"
O objetivo da série GWB é estabelecer uma rede ativa de pessoas de todos os gêneros para ultrapassar as barreiras à igualdade de gênero na ciência. Nos últimos cinco anos, foram realizados mais de 1500 eventos GWB em 100 países. Venha, você também, fazer parte do nosso evento neste ano!
Migrações, Conflitos e Identidades
O Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE- CCHB - UFSCar Sorocaba) convida para a palestra com o pesquisador Dr. José Machado Pais (ICS-Universidade de Lisboa), intitulada "Migrações, conflitos e identidades"
Moção de aplauso e reconhecimento Direção do CCHB 2014 - 2018
Moção de aplauso e reconhecimento do Conselho do DCHE à Direção do CCHB na gestão de 2014 à 2018.
Moção de apoio à greve dos professores e das professoras da rede pública de ensino oficial do Estado de São Paulo
Reunidos no dia de hoje, professores, alunos e técnicos administrativos integrantes do Conselho do DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba, vem a público manifestar apoio à greve que os professores e as professoras da rede pública de ensino oficial do Estado de São Paulo deflagraram há cerca de duas semanas.
Moção de Indignação à Definição de “Áreas Prioritárias” e em Defesa do Investimento em Ciência no Brasil
Conselho do DCHE subscreve Moção que manifesta preocupação frente aos critérios adotados pelo CNPq para as chamadas dos programas de iniciação científica e tecnológica. A moção, redigida por uma comissão do COICT, da qual a Profa Vanda Aparecida Silva fez parte, reúne-se a manifestações de diversas associações científicas e universidades.
Moção de Repúdio
Moção de Repúdio contra atitude de técnicos e docentes que solicitaram em fóruns externos à comunidade universitária mudança do Campus Sorocaba da UFSCar sem discussão ampla, democrática e participativa nas instâncias internas. Leia mais.
Nota
Nota de consternação do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE/UFSCar-Sorocaba) sobre o assassinato de MARIELLE FRANCO
Nota conjunta de entidades da região de Sorocaba contra a mudança da política de Saúde Mental no Brasil
DCHE aprovou em seu 59ª reunião ordinária, em 14/12/2017.
Nota de Repúdio
NOTA DE REPÚDIO À NUP 2356.014053 – 2018-83 (cadastro na ouvidoria UFSCar em 18 de abril de 2018) -
Nota de repúdio contra fechamento de escolas públicas do estado de São Paulo.
Nós professores e professoras dos Departamentos e Conselhos da Universidade Federal de São Carlos, abaixo relacionados, vimos manifestar nosso veemente repúdio à forma autoritária pela qual o governo do estado de São Paulo vem conduzindo o processo de fechamento de escolas da rede pública estadual e reprimindo a legítima manifestação de estudantes e da população que luta pela manutenção de suas escolas frente à unilateral e, por consequência, arbitrária decisão que desrespeita a Constituição Federal e a LDB (Lei 9394/96)...
DCHE NÃO é responsável por proposta de MBA em Docência no Ensino Superior da UFSCar /Campus Sorocaba.
Nota pública de esclarecimento - o DCHE NÃO é responsável por proposta de MBA em Docência no Ensino Superior da UFSCar /Campus Sorocaba.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância convida para encerramento de curso.
O curso “Crianças em deslocamento: infâncias, migração e refúgio”, chega a seu final com aula no dia 10/11/2021, 18h, contando com as professoras Katia Norões e Maria Walburga dos Santos e o professor Flavio Santiago, responsáveis pelo curso e que abordarão o tema “Escuta, Legislação e Conceitos”.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) convida para segunda aula do curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio.
O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio”, ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago, continua com sua programação no próximo dia 14/10/2021. O curso visa fomentar reflexões e a ampliação da discussão sobre a diversidade na educação básica e sobre garantias de direitos fundamentais e humanos das crianças em contextos de deslocamentos.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO COM A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
De 22/02/2021 a 26/02/2021, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) receberá inscrições para o curso de extensão "Educação infantil numa perspectiva inclusiva”, na modalidade de atualização e realizado virtualmente, no período de 04/03/2021 a 08/04/2021.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar campus Sorocaba) promove curso com temática corpo, arte e infância
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar campus Sorocaba) promove curso com temática corpo, arte e infância
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) convida para terceira aula do curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio, 28/10/2021, 18h. Nessa quinta-feira, 28/10/2021, 18h, daremos continuidade ao curso “Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio”, com o tema é “Comunidades, redes, direito à cidade e Educação” contando com o Professor Paulo Illes e a Profa. Adriana Carvalho como docentes.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso Crianças em deslocamentos: infâncias, migração e refúgio
No dia 05/11/2021 às 9h30 da manhã, teremos o 4º encontro do curso “Crianças em deslocamento: infâncias, migração e refúgio”, com a Alice Sophie Sarcinelli, que é pesquisadora no Centre Norbert Elias de Marselha (França). Sua tese de doutorado sobre a infância cigana, realizada na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, com o professor Didier Fassin, venceu o prêmio Richelieu da Chancellerie des Universités de Paris e foi publicado com o título “Des gamins roms hors-de-l’enfance. Entre protection et exlcusion” e que pode ser acessado em: https://eac.ac/books/9782813003881.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS DA INFÂNCIA (UFSCar campus Sorocaba) PROMOVE CURSO EXTENSÃO “PRÁTICAS EDUCATIVAS, NATUREZA E INFÂNCIAS”
De 19 à 24/04/21, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) receberá inscrições para o curso de extensão "Práticas Educativas, Natureza e Infâncias”, na modalidade de atualização e realizado virtualmente pela plataforma google Meet, no período de 27/04 à 25/05/21, as terças feiras.
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) promove curso de extensão
O curso “Crianças em deslocamentos: infância, migração e refúgio”, ofertado pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar (campus Sorocaba) e organizado pelas professoras Katia Norões, Maria Walburga dos Santos e pelo professor Flávio Santiago, é uma oportunidade para a formação continuada de professores/as e demais profissionais envolvidos(as) com o tema das migrações e refúgio relacionado a infância, crianças e jovens.
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) da UFSCar promove no Campus Sorocaba o I Ciclo de Atividades em Linguagem, Discurso e Mídia.
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) da UFSCar promove no Campus Sorocaba o I Ciclo de Atividades em Linguagem, Discurso e Mídia.
"O circo da miséria"
Não percam "O maior desespetáculo da Terra", o "Circo da Miséria", que através do humor e da crítica trata da vida da população em situação de rua.
Pandemia, educação a distância e mercantilização do ensino
As mudanças que vem ocorrendo no ensino superior no momento de pandemia, em grande medida, intensificam os processos de mercantilização do ensino superior, já em curso há um longo tempo. Para conversar sobre este cenário, o Núcleo Sorocaba da Associação Brasileira de Psicologia de Sorocaba (ABRAPSO) organizou uma live, que foi mediada pelo docente do DCHE Marcos Garcia
Para coordenador do programa, Life é fundamental para os cursos de Licenciatura
Criado com o objetivo de atender à necessidade de ampliação de acesso dos cursos de formação docente a recursos tecnológicos e de inovação educacional, o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life) já conta hoje com a participação de 105 instituições públicas de ensino superior (Ipes), totalizando 245 laboratórios criados por meio de financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos, perspectivas, conteúdo e método
O curso de extensão “Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos, perspectivas, conteúdo e método” é oferecido aos professores e professoras da região de Sorocaba/SP.
PME será discutido na UFSCar hoje, 19/05.
Prezados(as) colegas: amanhã realizaremos uma discussão sobre o Plano Municipal de Educação, as 19h00. Estarão presentes Iara Bernardes e Ananda. A proposta é instigar a comunidade a participar das Plenárias e se envolver com a discussão do PME que será retomada nesta sexta-feira, dia 22 de maio. Contamos com a presença de todos(as) e a cooperação na divulgação. O local ainda está a definir. Mas será em algum lugar do campus. Provavelmente na DICA
Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar
A Primeira Jornada de Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba, é mais um dos eventos realizados no interior dessa Universidade, a exemplo do I Seminário Internacional de Educação Infantil “Brincar e o Cotidiano das Crianças” ocorrido em setembro de 2017, que busca visibilizar as crianças, suas infâncias e o trabalho de profissionais
Primeiros indígenas se formam este ano na UFSCar Sorocaba
Primeiros indígenas se formam este ano na UFSCar Sorocaba: reportagem foi vinculada pelo Jornal Cruzeiro do Sul no dia 07/07/2016.
Processo seletivo para contratação de docentes substitutos do DCHE
As vagas são para Libras e Gestão Escolar e Relações Étnico-raciais , inscrições até 30/06/2023.
Prof. Jorge Leite Jr participa de live do NEPeTeCS com o tema “Pornografia: histórico e vertentes”
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS), coordenado por docentes da Área de Ciências Humanas do DCHE, recebeu em um encontro on-line o Prof. Jorge Leite Jr., do Departamento de Sociologia da UFSCar.
Professora do DCHE lança livro sobre educação infantil
O livro "Eu ainda sou Criança: Educação Infantil e Resistência" será lançado dia 10 de dezembro.
Professora Lucia Lombardi do DCHE publica junto à Profª. Drª. Mirian Celeste Martins (Mackenzie/SP) um Dossiê sobre Arte na Pedagogia, na Revista Eletrônica Trama Interdisciplinar.
Professora Lucia Lombardi do DCHE publica junto à Profª. Drª. Mirian Celeste Martins (Mackenzie/SP) um Dossiê sobre Arte na Pedagogia, na Revista Eletrônica Trama Interdisciplinar. - Os trabalhos nasceram das pesquisas realizadas pelos membros do GPAP - Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia.
Professores do Mestrado em Educação publicam Organização de Livro
Professores do Mestrado em Educação publicam Organização de Livro: Publicado pela Paco Editorial, o volume II de Fundamentos da Educação: recortes discussões. A obra foi organizada pelos professores do Mestrado em Educação da UFSCAR – Sorocaba Prof. Dr. Paulo Gomes Lima (DCHE) e Prof. Dr. Silvio Cesar Moral Marques (DGTH).
Projeto de docente do DCHE elabora material de tecnologia assistiva
O Prof. Paulo Lima – docente do DCHE - coordena um projeto de produção de audiotextos disponibilizados para a comunidade interna e externa. Surgido a partir do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar-Sorocaba, o Projeto de Extensão “Produção de Material de Áudio na área de Políticas Públicas da Educação”, caracterizou-se como espaço propício de socialização de Tecnologia Assistiva a estudantes com baixa visão ou que optam por escutar os textos sobre a temática.
Projeto do DCHE lança publicações
O projeto de extensão "+Telecentros: educação, tecnologia e cultura pela inclusão digital", do DCHE, lançou a coleção "Cadernos +Telecentros" e o livro "Novos caminhos da inclusão digital". Os dois trabalhos apresentam um panorama do que foi desenvolvido nos eixos temáticos: Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), Acessibilidade, Dispositivos Móveis, Lixo Eletrônico e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Projeto Mídia e Educação inaugura nova sala
O Projeto Mídia e Educação, ProExt 2013, inaugurou sua nova sala com a primeira sessão do Curta Na Quinta do semestre. O curta exibido foi o Piove, Il Film Di Pio, do diretor Thiago Brandimarte. O Cineclube se reúne todas as quintas-feiras, às 18 horas para assistir e debater sobre produções cinematográficas. SALA ATLAB124
Questões de gênero na produção cultural para crianças
A Profa. Fernanda Theodoro Roveri está oferecendo uma ACIEPE que tem como eixo a compreensão das implicações políticas, sociais e educacionais relacionadas ao conceito de gênero. A atividade busca discutir e problematizar o papel desempenhado pelas pedagogias culturais (filmes, brinquedos, propagandas, literaturas etc.) na construção do corpo, da sexualidade e gênero na infância.
Registros das atividades do Ciclo 50 anos do golpe estão disponíveis
Registros das atividades do Ciclo 50 anos do golpe estão disponíveis
Revista LAPLAGE EM REVISTA publica seu segundo número.
A revista LAPLAGE EM REVISTA acaba de publicar seu segundo número, disponível em http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/issue/view/2. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse. Aguardamos a submissão de vossos trabalhos e agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho.
Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal acontece nos dias 7 e 8 de dezembro. A inscrição de trabalhos vai até 30 de outubro.
O Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: diálogos Brasil e Portugal tem por objetivo tratar de questões relacionadas às pesquisas em Ciências Humanas e sua colaboração na análise e elaboração de políticas, assim como os desafios e conquistas metodológicas de integração entre essa área e a utilização de dados armazenados, produzidos e sistematizados em meios digitais. Tal discussão pretende contribuir também com o debate sobre metodologias qualitativas e/ou quantitativas.
"Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários"
O evento "Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários" ocorre dia 16 de outubro e está com inscrições abertas
"Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários"
O evento "Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários" ocorre dia 16 de outubro e está com inscrições abertas
"Seminário de Medidas Socioeducativas da Região de Sorocaba – SP"
O evento “Seminário de Medidas Socioeducativas da Região de Sorocaba – SP: desafios e possibilidades para o atendimento de adolescentes em conflito com a lei”, realização da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, ocorrerá entre os dias 1 e 3 de setembro de 2014 na FUA – Fundação Ubaldino do Amaral em Sorocaba.
Seminários apresentam resultados de pesquisa sobre Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP
Seminários apresentam resultados da pesquisa “Trabalho e educação na Região Metropolitana de Sorocaba/SP (RMS): a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de docentes da rede pública estadual”
Simpósio de Fotografia e Atuação Docente.
Como parte do processo de formação artística de pedagogas e pedagogos realizado por meio da disciplina "Metodologia e Prática do Ensino de Arte" do curso de Pedagogia e das atividades do GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, coordenado pelas professoras do DCHE Lucia Lombardi, Izabella Sant´Ana e a professora Luciane Muniz Ribeiro Barbosa da UNICAMP, acontece o "Simpósio de Fotografia e Atuação Docente", oferecido também a estudantes das diversas Licenciaturas, a profissionais da educação das redes públicas estadual e municipal e interessadas/os em geral no tema da fotografia inserida nos processos educativos e na documentação pedagógica.
Sorocaba Lado B: quem é você nessa História?
A atividade Sorocaba Lado B promoveu uma série de eventos durante a semana de aniversário da cidade de Sorocaba: 15 de agosto, com o objetivo de contar a história das lutas sociais da região e que não estão presentes nas fontes "oficiais", mas na memória dos protagonistas, isto é, dos indivíduos, dos movimentos e das organizações sociais.
Trabalho, juventudes e políticas públicas nas periferias: diálogos a partir da pesquisa-ação Coletiva Jovem
Nos próximos dias 19 e 20 de agosto será realizado o seminário Trabalho, juventudes e políticas públicas nas periferias: diálogos a partir da pesquisa-ação Coletiva Jovem (www.coletivajovem.org.br).
UFSCar promove jornada de encontros para debater realidade atual
A Jornada “Que realidade é essa?”, pretende buscar caminhos para o entendimento das alterações nas instituições, estruturas e relações sociais na atualidade. Para isso, vai reunir de maio a julho pensadores e escritores de diversas áreas para jogar uma luz sobre temas como “Guerra Híbrida” e “Venezuela”.
UFSCar suspende atividades acadêmicas por tempo indeterminado
A UFSCar prorrogou a suspensão de aulas, atividades curriculares e medidas de caráter temporário visando reduzir exposição pessoal e interações presenciais entre membros da comunidade.
V Encontro Mês da Consciência Negra e III Seminário de Educação para a Educação das Relações Étnico-raciais e Formação de Profissionais da Educação.
Estão abertas as inscrições para o "V Encontro Mês da Consciência Negra e III Seminário de Educação para a Educação das Relações Étnico-raciais e Formação de Profissionais da Educação" que ocorrerá dias 09, 10 e 11 de novembro.
V Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba
O “V Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba” tem como tema geral “Arte e ancestralidade africana: influências na cultura brasileira”, convidando Júlio César Boaro para falar sobre “Arte africana ancestral: os Yoruba” e Alessandra Moreira sobre o tema “Da cozinha para o Mundo (ou Museu), o lugar da arte e da mulher negra na sociedade”.
Xavante, aluno da Pedagogia, orientado por docentes do DCHE defende TCC.
Na última sexta-feira, dia 17 de março, aconteceu a Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante Xavante, Guinter Tsitsuru Tsu’ Utumrêmedi, do curso de Pedagogia, sob orientação dos professores Geraldo Tadeu Souza e Hylio Lagana Fernandes, docentes do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCar Campus Sorocaba.