Notícias
120 artigos científicos foram criados por gerador de "lero-lero" e ninguém percebeu
Esta semana, a Nature revelou que as editoras de revistas científicas Springer e IEEE removeram mais de 120 artigos publicados entre 2008 e 2013. Elas descobriram que cada um deles era jargão sem sentido, todos gerados automaticamente por computador. O enorme descuido foi descoberto pelo cientista da computação Cyril Labbé, que passou os últimos dois anos reunindo esses artigos.
1ºSimpósio de Arte Negra
Como parte do processo de formação cultural e artística de estudantes do curso de Pedagogia e de outras Licenciaturas e como parte das atividades do GIAPE – Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, acontece no dia 3 de Novembro de 2016 o “1º Simpósio de Arte Negra” sob responsabilidade das professoras Profª. Drª. Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi e Profª. Drª Maria Walburga dos Santos.
“AS CRIANÇAS TAMBÉM APRENDEM - o papel educativo das pessoas adultas na educação infantil”, convite para encontro com a Professora Agnese Infantino (Universidade Milão Bicocca – Itália)
No próximo dia 08 de junho, das 10h às 12h, o Núcleo de Educação de Estudos da Infância da UFSCar e o Grupo de Estudos a respeito das Crianças e da Educação Infantil (CRIEI/UFSCar), realizará encontro com a Professora Agnese Infantino, estudiosa da Pedagogia da Infância, da Universidade Milão Biccocca (Itália).
“De onde viemos, onde estamos e para onde vamos” – 30 anos do NEAB.UFSCar
Neste ano de 2021 o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos - NEAB.UFSCar completa 30 anos de história!
“II Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil”
Professora Lucia Lombardi do DCHE coordena este 2º simpósio por meio do “GIAPE − Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais” em parceria com o “Fórum Regional de Educação Infantil de Sorocaba” para tratar da discussão acerca da Educação Infantil como direito social de todos e a intervenção do Poder Judiciário nas questões educacionais em vista da proteção desse direito.
“Leituras em Educação e Infâncias: escritos que nos inspiram”
A atividade de integração entre ensino, pesquisa e extensão (ACIEPE) “Leituras em Educação e Infâncias: escritos que nos inspiram” será realizada virtualmente, entre 10 de novembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021, às terças-feiras, das 9h30 às 13h.
“Simpósio Direito à Educação e a Judicialização da Educação Infantil”
Professora Lucia Lombardi do DCHE promove simpósio por meio do “GIAPE − Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais” em parceria com o “Fórum Regional de Educação Infantil de Sorocaba” para tratar da discussão acerca da Educação Infantil como direito social de todos e a intervenção do Poder Judiciário nas questões educacionais em vista da proteção desse direito.
“VI Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar”
O “VI Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar” tem como tema geral “Sankofa: trilhando caminhos antirracistas”.
3º Encontro da UFSCar Campus Sorocaba e a Associação de Surdos
3º Encontro da UFSCar Campus Sorocaba e a Associação de Surdos - A importância da Associação dos Surdos. Dia: 19 de setembro; Horário: 19 às 22h; Local: UFSCar Campus Sorocaba - ônibus linha 80, Prédio Roxo - Auditório do ATLAB; Incrições gratuitas e limitadas pela página do Facebook: https://www.facebook.com/events/635297933293858/
3o. Encontro "Núcleo Com - Vida" - Escutar. Pedagogia das Miudezas: saberes necessários a uma pedagogia que escuta
A educação da/na diversidade em Ciências Exatas é tema de atividade
Atividade problematiza as subjetividades dos/as profissionais e estudantes do campo da Educação em Ciências, abordando as questões da corporeidade como diversidades de gênero e etnia, necessidades especiais, normatividades e paradigmas teóricos e metodológicos da comunidade acadêmica para compreender seu impacto na pesquisa e docência da área.
A Educação e a Geografia diante da COVID-19: desafios para o campo da formação de professores”
Dois grupos de pesquisa da UFSCar − Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP – DGTH-So) e Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE – DCHE-So) – em conjunto com o laboratório de Cartografia e Ensino de Geografia, convidam para uma ação que pretende apoiar a comunidade na luta contra a COVID-19, especialmente no desenvolvimento de perspectivas no campo da formação de professores/as.
A revista LAPLAGE EM REVISTA publica seu primeiro número.
A revista LAPLAGE EM REVISTA acaba de publicar seu primeiro número, disponível em http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse. Aguardamos a submissão de vossos trabalhos e agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho.
Abertas inscrições para concurso público para Professor Adjunto A - Educação Especial e Didática
De 25/03 a 08/04 estão abertas inscrições para concurso público de Professor Adjunto A. Área: Educação, Sub-área: Educação Especial e Didática.
Abertas inscrições para concurso público para Professor Assistente A de Libras
De 09 a 28/08 estão abertas inscrições para concurso público de Professor Assistente A. Area: Educação, Linguística, Letras ou Língua portuguesa, Sub-área: Língua Brasileira de Sinas (Libras).
Abertas inscrições para processo seletivo para Professor Substituto - Área: Psicologia; Subárea: Psicologia Social ou Psicologia da Educação.
De 16/01/2023 à 27/01/2023 estão abertas inscrições para processo seletivo para Professor Substituto - Área: Psicologia; Subárea: Psicologia Social ou Psicologia da Educação.
ACIEPE “Relações étnico-raciais e organização do trabalho pedagógico na perspectiva antirracista: leituras e escrevivências”
A proposta se soma a ações de combate ao racismo, a luta pela construção de uma sociedade mais humana e igualitária. Reconhecendo a educação escolar como lugar ambíguo onde as relações raciais desiguais ainda se reproduzem faz-se necessário transformar, descolonizar os currículos e as práticas pedagógicas.
ACIEPE debate ambientes de aprendizagens plurais
Está sendo ofertada uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) com o objetivo de desencadear debates e reflexões sobre formação e desenvolvimento docente e desafios do magistério voltados para uma ação curricular inovadora, integrando sujeitos, saberes e disciplinas.
Alunos de pedagogia lançam livro infantil.
Os alunos do 9° perfil de pedagogia da UFSCar Sorocaba - João Aparecido Almeida do Nascimento, Daiane Cristina Medeiros, Isabele Scudelér e Gabriella Esperati Fernandes - lançaram no dia 28 de março, o livro infantil. “O Sonho de Lara”, em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), patrocinador da obra que será utilizada nas instituições assistidas pelo Banco de Alimentos e nas escolas de Sorocaba.
Anais da “IX Semana da Pedagogia” do ano de 2017 - Educação não tradicional .
O tema escolhido para a “IX Semana da Pedagogia” do ano de 2017 – Educação não tradicional –surgiu como um desejo das/dos estudantes por conhecerem outros caminhos, outras experiências educacionais, alternativas à escola tradicional, a qual mal tem disfarçado seu colapso.
Apoio de servidores do DCHE à nota do CECH “À comunidade do CECH e a toda a comunidade da UFSCar"
Conforme aprovado na 65ª reunião ordinária do DCHE, divulgamos o apoio dos seguintes conselheiros deste departamento à carta à comunidade do CECH e a toda a comunidade da UFSCar, datada do dia 16 de outubro de 2018.
Arte Contemporânea e Educação Infantil: encontro com Drª. Suzana Rangel, uma professorATELIER
No dia 29 de agosto de 2023 será realizada a palestra “Arte Contemporânea e Educação Infantil: encontro com Drª. Susana Rangel, uma professorATELIER”, às 19h00, no Auditório ATLab da UFSCar campus Sorocaba.
Aula inaugural-2016 na UFSCar-Sorocaba: Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas - "Pol. Pública, avaliação e privatização da ed. básica"
Prof. Marcos Francisco Martins convida a todos e todas para a aula inaugural do PPGEd-So, do Curso de Pedagogia e DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação).
Aula Inaugural do curso de Pedagogia
Aula Inaugural do curso de Pedagogia com tema: "A Brinquedoteca: um espaço de ensino, pesquisa e extensão com foco no brincar" com Profa. Dra. MÔNICA PINAZZA e Prof. MARCOS GARCIA NEIRA acontecerá dia 8 de Abril, às 19h00 no Auditório do ATLab.
DCHE realiza aula inaugural com Prof. Dr. Romualdo Portela: "Desafios e perspectivas da Pós-Graduação em Educação no Brasil
Infelizmente, por motivos de força maior, a aula inaugural teve que ser cancelada, agendaremos nova data em breve. Obrigado pela compreensão.
Biblioteca da UFSCar Sorocaba sedia exposição fotográfica de docente do DCHE.
Biblioteca da UFSCar Sorocaba sedia exposição fotográfica "A potência da alegria no Bumba-meu-boi de Matraca "do Maracanã em São Luís" fruto do Pós-doutorado da Profa. Dulcinéia de Fátima Ferreira.
Campus Sorocaba da UFSCar inicia ciclo de debates sobre a democracia dentro das universidades no dia 29 de outubro
O encontro com o tema “As origens e o desenvolvimento da UFSCar: os órgãos colegiados e a construção da sua autonomia”acontece no dia 29 de outubro, com a presença de Valdemar Sguissard, filósofo, educador e professor aposentado da UFSCar, autor do livro "Universidade, Fundação e Autoritarismo: o caso da UFSCar". O evento tem início às 19 horas, no auditório do edifício ATLab do Campus Sorocaba. A entrada é aberta a todo o público interessado, sem necessidade de inscrição.
Campus Sorocaba da UFSCar Lança Periódico da Área da Educação: Crítica Educativa.
Crítica Educativa é um periódico articulado pelo Programa de Mestrado em Educação da UFSCar Campus Sorocaba (PPGEd). Aberto à comunidade acadêmica nacional e internacional, Crítica Educativa tem como objetivo possibilitar a publicação de trabalhos que contribuam com o desenvolvimento científico, com a atualização do conhecimento e sua difusão na área da educação.
Campus Sorocaba promove V Encontro dos Surdos nesta quinta-feira, dia 26.
Campus Sorocaba promove V Encontro dos Surdos nesta quinta-feira, dia 26.
Campus Sorocaba sedia o IV Simpósio de Pesquisa em Juventude no Brasil.
O evento é uma iniciativa da Rede de Pesquisa em Juventude no Brasil (REDEJUVE), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Juventude, Gerações e Temas Contemporâneos (JUVGTC), ligado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação e aos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Estudos da Condição Humana do campus Sorocaba.
Carta de repúdio à ação da PF na UFMG
Carta de repúdio do DCHE à ação da Polícia Federal na Universidade Federal de Minas Gerais.
Centenário da Greve Geral de 1917 e 80 anos da luta antifacista em Sorocaba
Dias 23 e 24 de julho de 2017 evento comemora Centenário da Greve Geral de 1917 e 80 anos da luta antifacista em Sorocaba.
CHAMADA DE TRABALHOS AO Nº 1 DA CRÍTICA EDUCATIVA E DOSSIÊ TEMÁTICO SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAIS - PPGEd UFSCar-Sorocaba
Crítica Educativa é um periódico do PPGEd (Programa de Mestrado em Educação)/UFSCar-Campus Sorocaba, que por este documento faz a chamada de trabalhos para o primeiro número, bem como para o "Dossiê Temático: políticas educacionais".
Ciclo de Debates – A Educação de Jovens e Adultos – para além dos muros da escola
O Professor Paulo Lima, docente do DCHE, é parceiro organizador deste Ciclo de Debates, cujo objetivo é dar prosseguimento ao projeto de debate sobre as políticas públicas de educação e fazer um recorte sobre a alfabetização e analfabetismo.
Concurso para Contratação de Professor Substituto em Educação Infantil e Estágio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Abertas inscrições para concurso para contratação de Professor Substituto em Educação Infantil e Estágio dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Pesquisa sobre o cotidiano de estudantes durante a pandemia
Docentes vinculados ao DCHE e que atuam junto ao PPGEd-So (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba) estão desenvolvendo uma pesquisa com alunos e alunas de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio da Região Metropolitana de Sorocaba - RMS. O objetivo é conhecer como tem sido a vida cotidiana e a dinâmica do exercício de atividades escolares feitas em casa. Ajudem a divulgar juntos aos alunos e alunas da educação básica da região!
Confira no portal EMDiálogo, um breve relato sobre as experiências da Oficina de Cinema e Produção de Vídeo Olhares
O que é o cinema? Como se constrói um ponto de vista? Quais as diferentes pontes entre cinema e educação? Estas foram algumas questões que envolveram a 1ª oficina de Cinema e Educação do projeto Olhares EMDiálogo na UFSCar.
Conselho de Graduação publica resolução sobre calendário suplementar
A resolução dispõe sobre a abertura de calendário suplementar para oferta exclusiva de ACIEPES, disciplinas e atividades de monografia ou trabalho de conclusão de curso e seus respectivos projetos, e regulamentação provisória para oferta de atividades por meios digitais ao longo do primeiro período suplementar de 2020 compreendido entre 04/05/2020 e 26/06/2020.
Conselho de Graduação suspende atividades presenciais
O Conselho de Graduação da UFSCar suspendeu os calendários acadêmicos e administrativos dos cursos presenciais de graduação pelo tempo que perdurar a situação de emergência em saúde pública decorrente da epidemia de coronavírus (COVID-19) no estado de São Paulo.
Convite à participação - Ciclo de Debates na Pós Graduação "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente"
O ciclo de debates "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" está inserido no contexto da pós-graduação em Educação, pretendendo abordar especificamente as infâncias e a Educação Infantil na perspectiva da formação e pesquisa, observando: metodologia de pesquisa com crianças e na Educação Infantil; os contextos educativos, os processos implicados na Educação das crianças e na formação docente e as especificidades da infância, ancorada em discussões teóricas pautadas principalmente no campo teórico dos Estudos da Infância e de Pedagogia(s) para a Educação Infantil.
Convite: aula aberta com a Professora Neusa Maria Mendes de Gusmão.
Profa. Vanda Aparecida da Silva convida para aula aberta com Professora Neusa Maria Mendes de Gusmão, na disciplina Educação e Antropologia Cultural. LOCAL: SALA ATLab 108 – UFSCar Sorocaba. DATA: 24-11-2015 (terça-feira), Horário: 19h30
Convite: Oficina de Cinema e Produção de Vídeo - Projeto Olhares EMDiálogo - UFSCAR
O Projeto Olhares EMDiálogo convida Professores (as), gestores (as) e demais funcionários da sua Escola para a Oficina de Cinema e Produção de Vídeo.
Convite para 2º Encontro Núcleo Com Vida – Acolher
No próximo dia 06 de julho, das 19h às 20h, o Núcleo de Educação de Estudos da Infância da UFSCar e o Grupo de Estudos a respeito das Crianças e da Educação Infantil (CRIEI/UFSCar), realizará encontro com Luciane Martins Salado, Professora apaixonada por bebês e crianças pequenas, 27 anos dedicados à Educação Infantil Graduação e Especialização em Educação Infantil pela Unicamp.
Convite para aula aberta e vagas remanescentes do curso de extensão: Diálogos freireanos - experiências nos contextos da infância
Convidamos a todos/as/es para a aula aberta com a presença de Sônia Larrubia Valverde e Célia Serrão no curso Diálogos freireanos - experiências nos contextos da infância com o tema Políticas para a Educação Infantil: inspirações e diálogos com Paulo Freire.
Convite para encerramento do curso “Diálogos Freireanos, experiências nos contextos das Infâncias”, 04/11/2021, a partir das 20h30.
Dia 4 de novembro será o fechamento do nosso Curso Diálogos Freirianos: Experiências nos Contextos das Infâncias, que veio refletir a importância do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, como um Pensamento, um legado brasileiro importante que necessita ganhar cada vez mais ressonância nas práticas pedagógicas educativas no Brasil.
Convite para o quarto encontro do ciclo de debates - Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente
O ciclo de debates "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" terá sua continuidade no próximo dia 17 de maio de 2022, às 14 horas (horário de Brasília), com o tema Infâncias e Educação Infantil, políticas públicas e formação docente pensando as crianças pequenas desde bebês. Haverá apresentação e debate com a Profa. Angela Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Convite para o quinto encontro do ciclo de debates - Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente
O ciclo de debates "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" terá seu último encontro no próximo dia 24 de maio de 2022, às 14 horas (horário de Brasília), com tema Infâncias, crianças e educação: tempos e espaços habitados. Haverá apresentação e debate com a Profa. Marcia Gobbi, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e Fernanda Leal, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Convite para segundo encontro Ciclo de Debates na Pós Graduação "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente"
O ciclo de debates "Infâncias e Educação Infantil: perspectivas em pesquisas e formação docente" terá sua continuidade no próximo dia 03 de maio de 2022, às 14 horas, com tema Estudos da Infância, Filosofia da Diferença e infâncias: Educação Infantil e as crianças negras e contaremos com apresentação e debate com as professoras Ellen de Lima Souza (UNIFESP) e Edmacy Quirina de Souza (UESB).
COVID-19: Um novo velho conhecido dos indígenas
Artionka Capiberibe relembra que mudam os microrganismos, mas os massacres permanecem.
CREAD-Sorocaba terá segunda fase de capacitação para a região
O Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba ofereceu cinco cursos para profissionais que atuam nas redes SUS e SUAS, tendo como referencial teórico principal a abordagem do abuso das drogas a partir do quadro da vulnerabilidade e como proposta metodológica a Aprendizagem Baseada em Problemas e Problematização da Realidade.
CRR inicia cursos 2016.
Os cursos do primeiro semestre de 2016 tiveram início nos dias 26 e 27 de abril. Os cursos Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de usuários de crack e outras drogas e Atualização em Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em crack e outras drogas reúnem 120 participantes. As manhãs dos encontros são dedicadas ao adensamento conceitual e a primeira aula foi sobre “Política Nacional de Saúde Mental”, com o Prof. Marcos Garcia.
DCHE abre processo seletivo para professor substituto
O Departamento de Ciências Humanas e Educação – DCHE – Ufscar campus Sorocaba abre processo seletivo para professor/a substituto/a na área de Educação, sub-área: Educação, política e sociedade; Educação de jovens e adultos; Estágio Supervisionado na EJA; Educação não escolar. O regime é de 20h e o requisito é Doutorado em Educação. As inscrições vão de 27/09/21 a 08/10/21 pelo site concursos.ufscar.br - Processo 093/21.
DCHE apoia Curso de Visualização da Informação
O Curso de Visualização de Informação, ministrado pelo Professor Dalton Martins, da Universidade Federal de Goiás (UFG), aconteceu do dia 28 a 30 de outubro, e contou com a participação de pesquisadores, estudantes e docentes do DCHE e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
DCHE compõe comissão para estudar proposta de retomada de atividades
Representantes das três áreas do DCHE compõem a comissão que vai se debruçar sobre a minuta de proposta para retomada das atividades regulares dos cursos de graduação elaborada pelo GT Planejamento, instituído pelo ATO Administrativo ProGrad no 15, de 14 de maio de 2020. A partir dessa primeira análise o Conselho Departamental irá debater o documento.
DCHE encerra atividades de cursos de aperfeiçoamento em "educação infantil"
DCHE encerra atividades dos cursos de aperfeiçoamento: “Educação Infantil: diferentes perceptivas de reflexão entre teoria e prática” e “Entre costuras e arremates com as linguagem expressivas na educação infantil”.
DCHE oferece disciplinas para os três blocos letivos
O Conselho Departamental do DCHE aprovou a oferta das disciplinas a serem oferecidas em modo remoto no segundo semestre de 2020. Conforme orientação da ProGrad, as disciplinas estão organizadas em três blocos, com períodos diferentes de realização. Confira a tabela de disciplinas ofertadas nos Blocos A e C e documentos orientadores da ProGrad.
DCHE promove Seminário no Campus Sorocaba para debate dos dilemas da onda conservadora no Brasil
Diante do atual cenário de fortalecimento do conservadorismo e dos riscos de retrocessos nos direitos conquistados a partir da retomada da democracia no Brasil, o Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) do Campus Sorocaba promove, nos dias 2 e 3 de dezembro, o "Seminário: Direitas, Volver? Dilemas da onda conservadora no Brasil".
DCHE realiza 1° Seminário Interno
Docentes e T.As do DCHE estiveram reunidos no dia 13 de março com os objetivos de conhecer trajetos e projetos dos docentes e discutir concepções e desafios nos campos da pesquisa, ensino e extensão.
DCHE realiza aula inaugural com Prof. Dr. Romualdo Portela: "Desafios e perspectivas da Pós-Graduação em Educação no Brasil
DCHE realiza aula inaugural com Prof. Dr. Romualdo Portela: "Desafios e perspectivas da Pós-Graduação em Educação no Brasil" - dia 20 de maio, quarta-feira, no auditório do ATLab.
DCHE segue descomemorando o Golpe de 64
2014 - DCHE realiza Ciclo de Atividades '50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil
Defesa de Memorial com fins de Promoção a Professora Titular da Carreira do Magistério Superior
O Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) ganha hoje, dia 23/02/2024, a primeira Professora Titular, Profa. Dra. Viviane Melo de Mendonça, com 18 anos de atuação na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. O coletivo de trabalho deste departamento parabeniza a docente por este importante momento da trajetória acadêmica e agradece enormemente a sua contribuição desde a implantação deste Campus da instituição.
Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância
Núcleo de Educação e Estudos da Infância (UFSCar-campus Sorocaba) em conjunto ao coletivo Parque da Resistencia (São Paulo capital) promovem o curso de extensão (atualização): Diálogos freirianos - experiências nos contextos da infância, em comemoração ao centenário de Paulo Freire
Discutindo a surdez através de filmes: Cinema Surdo
Professoras de LIBRAS do DCHE promovem encontros para discutir surdez através de filmes. A primeira sessão será no dia 19 de agosto às 19h30 no Auditório ATLab (prédio roxo) com o filme O PAÍS DOS SURDOS.
Docente do DCHE fala sobre concepções de Paulo Freire na Educação Ambiental
Juliana Rezende Torres, docente do DCHE e pós-doutoranda na UFSC, participou de live sobre Educação Ambiental Crítico-Freireana para alunos do IFSC São José - especialização em Educação Ambiental e licenciaturas em Ciências Naturais.
Docente do DCHE participa de reunião do Fórum de da Zona Sul de São Paulo
Docente do DCHE participa de Fórum que reúne pesquisadores e pesquisadoras, movimentos e organizações sociais da periferia sul do município de São Paulo. No contexto da pandemia do COVID-19, o Fórum está discutindo e apoiando ações que a sociedade civil está realizando no território em diferentes campos. A região da cidade de São Paulo é também campo de pesquisa da docente.
Docente do DCHE promove evento sobre Queermuseu
Evento: Queermuseu: a criminalização da arte e a democracia no Brasil
Docentes apresentam resultado de pesquisa no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba
Docentes do Departamentos de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba produziram uma pesquisa sobre o coronavírus e educação na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba). Os resultados serão apresentados no Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO).
Docentes do DCHE e do PPGEd divulgam resultado de pesquisa
Participantes da Pesquisa sobre condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba-SP) durante o afastamento social provocado pelo Coronavírus apresentaram para o Conselho Municipal de Educação de Sorocaba, em evento on-line do último 26 de maio.
Docentes do DCHE oferecem oficina sobre recursos digitais interativos
Docentes do DCHE oferecem oficina sobre recursos digitais interativos
Docentes do DCHE promovem debate a cerca de Educação de Jovens e Adultos
Docentes do DCHE promovem 2ª edição de debate a cerca de Educação de Jovens e Adultos: dia 20 e 21 de maio, das 19:00 às 23:00, no Auditório do ATLab.
Documentário "Porque lutamos!" de Fernanda Ikedo fecha a exposição sobre a ditadura militar
Uma morte brutal durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici marcou a vida de milhares de brasileiros, militantes ou não. De todos os meios: estudantil, operário, católico, acadêmico.
Eleições para nova Chefia do DCHE - dias 23 e 24 de junho.
Os turnos para eleição para nova Chefia do DCHE ocorrerão dias 23 e 24 de junho, das 16h às 21h30, em frente ao Laboratório de Pesquisa e Práticas Pedagógicas (LaPed).
EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO ESTADO DE DIREITO
NOTA DO DCHE EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO ESTADO DE DIREITO
EM DEFESA DA LUTA PELA PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Nota do DCHE sobre a ocupação dos alunos da UFSCar contra o aumento do RU.
Encerramento da atividade de extensão "Educação Infantil numa perspectiva inclusiva"
No dia 08 de abril, das 16h às 18h30, será realizado o último encontro do curso de extensão “Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva”, promovido pelo Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar campus Sorocaba, espaço vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).
Encontro com nossa Biblioteca: valor cultural e afetivo dos atos de pesquisar e ler”
Você sabe como fazer seus levantamentos bibliográficos e conhece os procedimentos para estudar melhor e realizar sua pesquisa? A equipe da Biblioteca Campus Sorocaba - B-So UFSCar vai apresentar a Biblioteca Virtual da Pearson (BV), o catálogo da Biblioteca, onde vocês podem ter acesso às Normas da ABNT; o Repositório Institucional; o Portal de Periódicos CAPES e o próprio site da B-So, que é onde as informações ficam concentradas.
Encontro sobre Avaliação em Educação e Saúde no campo das Relações Raciais
O grupo de Pesquisa "Educação, territórios negros e saúde - ETNS" promove encontro sobre Avaliação em Educação e Saúde no campo das Relações Raciais.
Encontro sobre Avaliação em Educação e Saúde no campo das Relações Raciais - de 21 à 23 de março de 2016
Objetivo: conhecer práticas relacionadas a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos cursos formação inicial e permanente de profissionais da saúde e construir indicadores de qualidade.
Entrevista com Dr. Luiz Sampaio, médico do Ambulatório da UFSCar Sorocaba
Leiam a entrevista com o Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Neto, sobre a pandemia COVID-19 e seus impactos na comunidade acadêmica.
Anais da VII Semana da Pedagogia, III Seminário de Pesquisado PPGEd-So e II Encontro de Egressos.
Estão prontos os Anais da VII Semana da Pedagogia, III Seminário de Pesquisado PPGEd-So e II Encontro de Egressos.
Estudantes entrevistam secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura
Os estudantes Elifaz Candido e Paulo Pistili, participantes do projeto de extensão Bibliotecas em Rede, entrevistaram o Prof. José Castilho Marques Neto durante o I Encontro Bibliotecas em Rede, em Aracaju, realizado entre 15 e 17 de julho.
Evento de Iniciação Científica
Entre os dias 01/03 e 04/03 serão realizados o 27º Congresso de Iniciação Científica e o 12º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
Palestra "Saúde Mental da População Negra"
O Coletivo Negro Raízes, criado por alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba, promove a palestra "Saúde Mental da População Negra", dia 13/12/17.
Grupo de Estudos Educação, Comunidade e Movimentos Sociais realiza Seminário
O Grupo de Estudos Educação, Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS), realiza Seminário para partilha de suas atividades. Serão apresentados os trabalhos realizados pelos subgrupos Sexpol – Gênero, Sexualidade e Política; Educação, Política e Sociedade; Reestruturação Capitalista da Sociedade; Comunicação e Movimentos Sociais; Educação e Saúde; Juventude.
Grupo de Estudos promove live sobre Literatura Infantil e educação antirracista
O Grupo de Estudos Educação, Territórios negros e Saúde - ETNS/UFSCar (do qual a docente do DCHE Rosana Batista Monteiro é coordenadora),o Canal Vozes Negras e a Unegro-Sorocaba organizaram uma live sobre o tema Literatura Infantil e educação antirracista.
Grupo realiza leitura e discussão da publicação “Sopa de Wuhan”
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) está realizando em seu grupo de estudo, a leitura e discussão da publicação “Sopa de Wuhan”, que reúne textos de pensadores contemporâneos sobre a pandemia do Covid-19. Participam da publicação Giorgio Agamben, Slavoj Zizek, Jean Luc Nancy, Franco “Bifo” Berardi, Santiago López Petit, Judith Butler, Alain Badiou, David Harvey, Byung-Chul Han, Raúl Zibechi, María Galindo, Markus Gabriel, Gustavo Yañez González, Patricia Manrique e Paul B. Preciado
I Encontro da UFSCar – Campus Sorocaba junto com 10 anos da ASUS – Associação dos Surdos de Sorocaba.
I Encontro da UFSCar – Campus Sorocaba junto com 10 anos da ASUS – Associação dos Surdos de Sorocaba. Blog do evento: http://encontroufscarasus.blogspot.com.br/
I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba.
Ocorre nos dias 11 e 12 de setembro o I Seminário Internacional de Infância e Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba, participem!
I Seminário Programa de Pós Graduação em Educação
DCHE promove juntamente com o Programa de Pós Graduação em Educação o I Seminário Programa de Pós Graduação em Educação - dias 20 a 23 de outubro de 2014 no Auditório do ATLab - Campus Sorocaba, confira a programação aqui!
I Simpósio da Orquestra Experimental UFSCar Sorocaba.
Dia 21 de junho, as 18h, no auditório do CCTS ocorrerá o I Simpósio da Orquestra Experimental UFSCar Sorocaba.
II Colóquio de Pesquisa em Juventude no Brasil: 18.19 e 20 de março.
Docente do DCHE organiza "II Colóquio de Pesquisa em Juventude no Brasil": dias 18.19 e 20 de março.
II Jornada de Educação Infantil da UFSCar, campus Sorocaba: “As crianças e seus direitos”.
O Núcleo de Educação e Estudos da Infância da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, promove no mês de dezembro a II Jornada de Educação Infantil, propondo como temática de reflexões e estudo “As crianças e seus direitos”.
II Seminário Internacional e III Jornada de Educação Infantil - “Crianças e Educação Infantil: cuidar / educar / existir”
O Núcleo de Educação e Estudos da Infância e o Grupo de Pesquisa a respeito das crianças, infâncias e Educação Infantil – CRIEI/UFSCar, convidam para o II Seminário Internacional e III Jornada de Educação Infantil - “Crianças e Educação Infantil: cuidar / educar / existir”, que se realizará nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2023 na UFSCar, campus Sorocaba, presencialmente.
II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual e VI Semana do Orgulho LGBT da UFSCar
Até o dia 25 de abril estão abertas inscrições para submissão de trabalhos no II Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual e VI Semana do Orgulho LGBT da UFSCar
III Encontro Mês da Consciência Negra
DCHE promove III Encontro Mês da Consciência Negra e II Seminário Educação para as Relações Étnico-raciais e Formação de Profissionais da educação nos dias 5, 6 e 7 de novembro.
III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além dos muros escolares
Nos dias 19 e 20 de setembro o GECOMS (Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais) vinculado ao DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação) realizará a III Jornada Educação de Jovens e Adultos para além dos muros da escola na perspectiva da pedagogia Freireana. Aberto a educadores, estudantes, gestores, pesquisadores e pessoas interessadas na temática.
III Simpósio de Arte Afro-brasileira
No dia 20 de outubro de 2020, às 19 horas, será realizado o III Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba. O evento tem como tema "O que vai do ateliê do/da artista negro/a para o mundo?"